A supervisão de nós mesmos: os motivos

03.janeiro.2023

A supervisão de nós mesmos: os motivos

Após destacar a importância de prestar atenção a si mesmo, compartilharei alguns motivos para enfatizar esse dever.

(1) Vocês estão mais propensos a pecar contra o conhecimento do que outros, pois possuem mais luz ou meios de conhecimento. Será que vocês não sabem que a cobiça e o orgulho são pecados? Não sabem o que significa serem infiéis à sua confiança e trair as almas dos homens por negligência ou egoísmo? Vocês têm um conhecimento mais profundo da vontade de Deus, e, se não o seguirem, sofrerão consequências mais severas. "Àquele a quem muito foi dado, muito será exigido."

(2) Seus pecados têm mais hipocrisia do que os dos outros homens, pois vocês falam mais contra eles publicamente. Que hipocrisia é falar publicamente contra o pecado, desonrá-lo aos olhos do povo, enquanto secretamente o praticam e o estimam! Que carga pesada de hipocrisia muitos ministros do evangelho carregarão! Se falaram contra o pecado publicamente, mas o praticaram em privado, enfrentarão confusão e vergonha.

(3) Seus pecados têm mais deslealdade do que os dos outros homens, pois vocês se comprometeram mais fortemente contra eles. Cada pregação contra o pecado, cada advertência, cada administração sacramental colocou um compromisso mais significativo sobre vocês para abandoná-lo. Cada vez que proclamaram os males do pecado, testemunharam sua odiosidade, e ainda assim o acolhem em seus corações, estão agindo traiçoeiramente. Que traição é denunciar o pecado no púlpito, apenas para abraçá-lo em suas vidas, dando-lhe um lugar que pertence a Deus e preferindo-o à glória dos santos!

E você não está desacompanhado daquele decreto permanente do céu: "Os que me honram honrarei; e os que desprezam a mim serão levianamente estimados". Nunca o homem desonrou a Deus sem provar ser a maior desonra para si mesmo. Deus certamente encontrará meios suficientes para remover qualquer mancha lançada sobre Ele; no entanto, você não removerá tão facilmente a vergonha e a tristeza de si mesmo.

(1) Como esperar que Deus abençoe os trabalhos daquele que não trabalha para Deus, mas para si mesmo? Este é frequentemente o caso de todo homem não santificado. Homens não convertidos geralmente não fazem de Deus seu objetivo principal; eles veem o ministério como uma profissão para ganhar a vida. Suas motivações podem ser influenciadas por escolhas familiares, oportunidades intelectuais, facilidade física ou desejos egoístas. Se não estão trabalhando para a glória de Deus, mas para atender a seus próprios interesses, é improvável que Deus abençoe abundantemente seus esforços ministeriais.

(2) Será bem-sucedido aquele que não aborda seu trabalho com sinceridade e fidelidade, que não acredita no que prega e não é verdadeiramente sério quando demonstra zelo? Pode um homem não santificado ser verdadeiramente sério em seu trabalho ministerial? A seriedade que ele possui pode derivar de uma fé comum ou opinião de que a Palavra é verdadeira, de um fervor natural ou de motivos egoístas. No entanto, a seriedade e fidelidade de um crente saudável, que busca a glória de Deus e a salvação dos homens, ele não tem. Toda a sua pregação e persuasão serão vazias e hipócritas até que a obra seja completada em seu próprio coração. Como pode se dedicar a um trabalho que seu coração carnal rejeita? Como pode exortar pecadores a se arrependerem e voltarem para Deus quando nunca experimentou o verdadeiro arrependimento ou a busca por Deus? Como pode incentivar outros a evitarem o pecado e viverem uma vida santa, se ele mesmo não entende a gravidade do pecado ou o valor da santidade?

Essas realidades nunca são verdadeiramente compreendidas até serem vivenciadas, nem plenamente sentidas até serem interiorizadas; e aquele que não as experimentou provavelmente não conseguirá expressar com autenticidade sobre elas aos outros, nem auxiliará os demais a compreendê-las. Como você pode exortar pecadores com compaixão no coração e lágrimas nos olhos, suplicando a eles, em nome do Senhor, que cessem em seus caminhos, voltem e vivam, se nunca experimentou tamanha compaixão por sua própria alma? Pode-se realmente amar os outros mais do que a si mesmo? É possível ter piedade daqueles que não têm piedade de si mesmos? Senhores, como vocês podem esperar ser diligentemente ativos em salvar os outros do inferno se não têm convicção sincera de que o inferno existe? Como podem guiar os homens ao céu se não acreditam verdadeiramente na existência do céu? Como Calvino disse no meu texto: "Pois nunca o homem cuidará diligentemente da salvação dos outros se negligenciar a sua própria salvação." Aquele que não tem uma crença sólida na Palavra de Deus e na vida futura dificilmente conseguirá desvincular seu próprio coração das vaidades mundanas e inspirar uma diligência santa para a salvação. Não se pode esperar que seja fiel na busca da salvação dos outros se não tiver uma crença sólida na Palavra de Deus e na vida por vir. Certamente, aquele que negligencia sua própria salvação dificilmente terá compaixão dos outros, deixando-os à própria sorte no caminho da condenação. Aquele que, como Judas, trai seu Mestre por ganância, dificilmente se dedicará a cuidar do rebanho. Aquele que abandona as esperanças do céu em troca dos prazeres fugazes do pecado dificilmente sacrificará suas indulgências para salvar outros. É difícil confiar nas almas dos outros quando se é infiel à própria, vendendo-a ao diabo por prazeres temporários. Confesso que nunca darei meu consentimento para que alguém tenha a responsabilidade das almas dos outros e as guie para a salvação se não cuidar de si mesmo, sendo negligente com sua própria alma, a menos que seja uma necessidade absoluta que não pode ser evitada.

(3) É plausível crer que alguém lutará contra Satanás com toda a sua força quando é, ele próprio, um servo de Satanás? Pode causar danos significativos ao reino do diabo quem é um membro e súdito desse mesmo reino? Será fiel a Cristo aquele que está em aliança com seu inimigo? Essa é a situação de todos os indivíduos não santificados, independentemente do nível ou da profissão que ocupem. Eles são servos de Satanás e súditos do seu reino; é o diabo quem governa em seus corações. Como podem ser fiéis a Cristo quando estão sob o domínio do diabo? Que líder escolherá os amigos e servos de seu inimigo para conduzir seus exércitos na guerra contra ele? Isso explica por que muitos pregadores do evangelho tornam-se inimigos da obra do evangelho que proclamam. Não é surpreendente que ridicularizem a santa obediência dos fiéis e, ao pregar uma vida santa, lançem vergonha sobre aqueles que a praticam! Ao longo da história da igreja, houve muitos traidores que, sob a aparência de servos de Cristo, fizeram mais contra Ele do que teriam feito de forma aberta. Eles falam bem de Cristo e da piedade em geral, mas, astutamente, fazem o possível para desacreditá-los, fazendo com que as pessoas acreditem que aqueles que buscam a Deus de todo o coração são entusiastas ou hipócritas. Mesmo quando não conseguem expressar isso publicamente no púlpito, fazem-no em particular entre seus conhecidos. Quantos desses lobos foram colocados entre as ovelhas! Se havia um traidor entre os doze na própria família de Cristo, não é surpreendente que existam muitos agora. Não se pode esperar que um servo de Satanás, cujos interesses estão centrados em prazeres terrenos e que se preocupa com as coisas deste mundo, seja melhor do que um "inimigo da cruz de Cristo". Mesmo que ele viva civilmente e pregue de maneira plausível, mantendo externamente uma profissão religiosa, pode ser tão sutilmente enganado pelas artimanhas do diabo, seja pelo mundanismo, orgulho, desgosto secreto pela piedade diligente ou por um coração que não está enraizado na fé e não está totalmente dedicado a Cristo, quanto outros podem ser pela embriaguez, impureza e pecados vergonhosos semelhantes. Publicanos e meretrizes podem chegar ao céu mais cedo que os fariseus, pois são mais prontamente convencidos de seus pecados e misérias.

Embora muitos desses indivíduos possam parecer pregadores excelentes e expressem tristeza pelo pecado de forma eloquente, na realidade, isso muitas vezes não passa de um fervor superficial e comum. É mais um grito vazio do que um zelo verdadeiro, pois aquele que alimenta o pecado em seu próprio coração não consegue demonstrar um fervor genuíno para combatê-lo nos outros. É verdade que uma pessoa ímpia pode mostrar disposição para reformar os outros mais do que a si mesma, persuadindo-os a abandonar maus caminhos. No entanto, esse tipo de sinceridade muitas vezes tem suas raízes no desejo egoísta de preservar seus próprios prazeres pecaminosos, e sua reforma pode ser motivada pelo benefício próprio em detrimento dos outros.

Esses ministros ou pais iníquos podem agir com sinceridade ao exortar seu povo ou filhos a mudar, pois isso não afeta diretamente seus próprios ganhos pecaminosos ou prazeres. Eles não são chamados a abrir mão de suas indulgências da mesma forma que pressionam os outros a fazer. No entanto, essa sinceridade carece do zelo, da resolução e da diligência encontrados naqueles que são verdadeiramente dedicados a Cristo. Eles não combatem o pecado como o inimigo de Cristo, que ameaça a alma de seu povo. Assim como um comandante traidor que atira apenas pó pode fazer um grande barulho com suas armas, mas não causa danos ao inimigo, esses indivíduos podem falar alto e com aparente fervor, mas raramente empreendem uma grande batalha contra o pecado e Satanás.

Nenhum homem pode lutar efetivamente sem sentir aversão ou indignação; muito menos contra aqueles a quem ele ama e valoriza acima de tudo. Um homem não regenerado está longe de odiar o pecado com determinação, pois este é o seu tesouro mais precioso. Portanto, é evidente que um homem não santificado, que ama o inimigo, é inadequado para liderar no exército de Cristo e influenciar outros a renunciar ao mundo e à carne, pois ele mesmo se apega a eles como seu bem supremo.

(4) É improvável que as pessoas levem a sério a doutrina de homens que não vivem de acordo com suas próprias pregações. Quando percebem que esses indivíduos não praticam o que pregam, questionam a sinceridade de suas palavras. Dificilmente confiarão em alguém que parece não acreditar em suas próprias palavras. Por exemplo, se alguém alerta sobre um perigo iminente, como a presença de um urso ou inimigo atrás deles, mas não ajusta seu próprio comportamento para evitar o perigo, pode-se duvidar da veracidade da ameaça. Quando pregadores destacam a importância da santidade, afirmando que sem ela ninguém verá o Senhor, mas continuam a viver de maneira profana, as pessoas podem interpretar isso como uma tentativa de passar o tempo ou uma obrigação profissional. Parece apenas palavras vazias.

Se um ministro condena o pecado verbalmente, mas demonstra afeto por ele em sua vida diária, os ouvintes podem interpretar isso como uma indicação de que o pecado não é tão sério quanto se alega. O comportamento do ministro fala mais alto do que suas palavras. Se ele não contradiz os pecados na companhia em que está, não ensina sua família sobre o temor de Deus, não lida claramente com assuntos de salvação, e se diverte com futilidades, as pessoas concluem que essas práticas são aceitáveis. As ações de um ministro, que são uma forma de pregação, moldam a percepção de seu povo sobre o que é aceitável e importante.

Ao viver uma vida cobiçosa ou descuidada, o ministro, inadvertidamente, prega tais comportamentos como normais. Se ele se envolve em bebedeiras, diversões vazias ou conversas frívolas, as pessoas interpretam isso como uma mensagem implícita de que essas práticas são aceitáveis e seguras. Além disso, ao não ensinar a família sobre a importância do temor de Deus, ignorar os pecados da companhia e evitar discutir claramente sobre a salvação, ele está, de fato, pregando que essas coisas não são essenciais.

No entanto, a influência vai além disso. O comportamento inconsistente do ministro não apenas confunde as mentes das pessoas, mas também as leva a desconsiderar e até desprezar ministros fiéis e cristãos particulares que praticam o que pregam. A comparação entre os dois grupos de indivíduos gera sentimentos de ressentimento e rejeição, e as pessoas podem se perguntar por que seguir um caminho rigoroso quando outros, que parecem igualmente instruídos e talentosos, vivem de maneira mais descontraída.

Tais são os resultados da negligência que leva as pessoas a pensar e falar assim. Elas permitem que você pregue contra seus pecados e expresse compaixão no púlpito, desde que, após isso, você as deixe em paz, seja amigável e alegre, fale e viva como elas, mostrando indiferença em sua interação. Consideram o púlpito apenas como um palco, onde os pregadores exibem suas performances; um lugar onde têm liberdade por uma hora para dizer o que quiserem. O que é dito não é percebido, a menos que seja explicitamente mostrado pessoalmente, afirmando sinceramente que as palavras proferidas são sérias e verdadeiras. É nesse momento que um indivíduo pode realmente fazer o bem, ou revelar-se apto a ser um ministro de Cristo – alguém que fala por Ele uma hora no sábado e prega contra Ele durante toda a semana, até mesmo contradizendo suas palavras públicas com sua vida.

Mesmo que algumas pessoas sejam mais sábias para não seguir os exemplos desses homens, a incongruência em suas vidas diminuirá a eficácia de sua doutrina. Assim como uma carne saborosa pode causar repulsa a um estômago fraco se o cozinheiro ou o servidor que a traz tiver mãos leprosas ou sujas, a repugnância gerada por suas vidas pode prejudicar a aceitação de sua doutrina. Portanto, é crucial prestar atenção a si mesmo se desejar fazer o bem aos outros.

Por fim, considere se o sucesso de seu trabalho não depende da assistência e bênção do Senhor. Onde Deus prometeu Sua ajuda e bênção aos ímpios? Embora Ele prometa bênção à Sua igreja, inclusive aos ímpios dentro dela, Ele não estende tais promessas aos ministros que não são piedosos. Sua hipocrisia e abuso de Deus podem levá-Lo a retirar Sua presença e a frustrar seus esforços, pelo menos em relação a si mesmos. Embora Deus possa usar homens ímpios para o bem de Sua igreja, isso não acontece tão frequentemente nem tão notoriamente como quando Ele opera por meio de Seus próprios servos fiéis. O mesmo princípio se aplica aos piedosos que, ao serem escandalosos e desviados, veem o impacto de seu pecado refletido na medida em que Deus abençoa a igreja.

~

Richard Baxter (The Reformed Pastor, 1656).