Confissão de Fé de Westminster

Sobre os artigos



Sobre a Sagrada Escritura


I. Embora a luz da natureza e as obras da criação e providência manifestem até agora a bondade, sabedoria e poder de Deus, a ponto de deixar os homens indesculpáveis; ainda assim, não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade, que é necessário para a salvação. Portanto, aprouve ao Senhor, várias vezes e de várias maneiras, revelar-se e declarar essa Sua vontade à Sua Igreja; e depois, para a melhor preservação e propagação da verdade, e para o estabelecimento e conforto mais seguro da Igreja contra a corrupção da carne, e a malícia de Satanás e do mundo, entregar o mesmo totalmente por escrito: que torna a Sagrada Escritura a mais necessária; aqueles modos anteriores de Deus revelando Sua vontade ao Seu povo cessaram agora.

II. Sob o nome de Sagrada Escritura, ou a Palavra de Deus escrita, estão agora contidos todos os livros do Antigo e do Novo Testamento, que são estes,


Do Antigo Testamento


Gênesis

Êxodo

Levítico

Números

Deuteronômio

Josué

Juízes

Rute

I Samuel 

II Samuel

I Reis

II Reis

I Crônicas

II Crônicas

Esdras

Neemias

Ester

Salmos

Provérbios

Eclesiastes

Cânticos de Salomão 

Isaías

Jeremias

Lamentações

Ezequiel

Daniel

Oseias

Joel

Amós

Obadias

Jonas

Miqueias

Naum

Habacuque

Sofonias

Ageu

Zacarias

Malaquias;


Do Novo Testamento


Os Evangelhos de acordo com

Mateus

Marcos

Lucas

João

Os Atos dos Apóstolos

As Epístolas de Paulo aos

Romanos

I Coríntios

II Coríntios

Gálatas

Efésios

Filipenses

Colossenses

I Tessalonicenses

II Tessalonicenses

Para Timóteo I

Para Timóteo II

Para Tito

Para Filemon

A Epístola aos Hebreus

A Epístola de Tiago

A Primeira e Segunda Epístolas de Pedro

A Primeira, Segunda e Terceira Epístolas de João

A Epístola de Judas

Apocalipse de João


Tudo o que é inspirado por Deus para ser a regra de fé e vida.

III. Os livros comumente chamados de Apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura e, portanto, não têm autoridade na Igreja de Deus, nem devem ser aprovados ou usados ​​de outra forma a não ser como os outros escritos humanos.

IV. A autoridade da Sagrada Escritura, pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou Igreja; mas totalmente sobre Deus (que é a própria verdade) o seu autor: e, portanto, deve ser recebida, porque é a Palavra de Deus.

V. Podemos ser movidos e induzidos pelo testemunho da Igreja a uma alta e reverente estima da Sagrada Escritura. E o teor celestial da matéria, a eficácia da doutrina, a majestade do estilo, o consentimento de todas as partes, o escopo do todo (que é, dar toda a glória a Deus), a descoberta completa que torna o único caminho para a salvação do homem, as muitas outras excelências incomparáveis ​​e toda a perfeição delas, são argumentos pelos quais ela se evidencia abundantemente como sendo a Palavra de Deus: não obstante, nossa plena persuasão e certeza da verdade infalível e autoridade divina dela, vem da obra interior do Espírito Santo, dando testemunho pela e com a Palavra em nossos corações.

VI. Todo o conselho de Deus a respeito de todas as coisas necessárias para a Sua própria glória, a salvação, a fé e a vida do homem, está expressamente estabelecido nas Escrituras, ou por boas e necessárias consequências podem ser deduzidas das Escrituras: para as quais nada em qualquer momento deve ser adicionado, seja por novas revelações do Espírito ou tradições de homens. No entanto, reconhecemos que a iluminação interior do Espírito de Deus é necessária para a compreensão salvífica das coisas que são reveladas na Palavra: e que existem algumas circunstâncias relativas à adoração a Deus e ao governo da Igreja, comuns aos humanos ações e sociedades, que devem ser ordenadas à luz da natureza, e prudência cristã, segundo as regras gerais da Palavra, que devem ser sempre observadas.

VII. Todas as coisas nas Escrituras não são claras em si mesmas, nem igualmente claras para todos: ainda assim, aquelas coisas que são necessárias para serem conhecidas, cridas e observadas para a salvação, são tão claramente propostas e abertas em algum lugar da Escritura ou outro, que não apenas os eruditos, mas os iletrados, com o devido uso dos meios ordinários, podem atingir uma compreensão suficiente delas.

VIII. O Antigo Testamento em hebraico (que era a língua nativa do povo de Deus da antiguidade), e o Novo Testamento em grego (que, na época em que foi escrito, era mais conhecido pelas nações), sendo imediatamente inspirado por Deus, e, por Seu cuidado e providência singulares, mantidos puros em todos os tempos, são, portanto, autênticos; de modo que, em todas as controvérsias religiosas, a Igreja finalmente deve apelar para eles. Mas, por essas línguas originais não serem conhecidas por todo o povo de Deus, que tem direito e interesse nas Escrituras, e são ordenados, no temor de Deus, a lê-las e examiná-las, portanto, elas devem ser traduzidos para a linguagem vulgar de cada nação a que vierem, para que, a Palavra de Deus habitando abundantemente em todos, possam adorá-Lo de maneira aceitável; e, por meio da paciência e do conforto das Escrituras, posam ter esperança.

IX. A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura: e, portanto, quando há uma questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer Escritura (que não é múltiplo, mas um), ela deve ser pesquisada e conhecida por outros lugares que falam mais claramente.

X. O juiz supremo pelo qual todas as controvérsias religiosas devem ser determinadas, e todos os decretos de conselhos, opiniões de escritores antigos, doutrinas de homens e espíritos particulares devem ser examinados, e em cuja sentença devemos descansar, não pode ser outro senão o Espírito Santo falando nas Escrituras.


Sobre Deus e a Santíssima Trindade


I. Há apenas um Deus vivo e verdadeiro, que é infinito em ser e perfeição, um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, partes ou paixões; imutável, imenso, eterno, incompreensível, todo-poderoso, muitíssimo sábio, sagrado, livre, absoluto; trabalhando todas as coisas de acordo com o conselho de Sua própria vontade imutável e justíssima, para Sua própria glória; muito amoroso, gracioso, misericordioso, longânimo, abundante em bondade e verdade, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; o galardoador daqueles que o buscam diligentemente; e, além disso, muito justo e terrível em Seus julgamentos, odiando todo pecado, e que de forma alguma inocentará o culpado.

II. Deus tem toda a vida, glória, bondade, bem-aventurança, em e de Si mesmo; e está sozinho em si mesmo todo-suficiente, não necessitando de quaisquer criaturas que Ele tenha feito, nem derivando qualquer glória delas, mas apenas manifestando Sua própria glória em, por, para e sobre eles. Ele é a única fonte de todo o ser, de quem, por meio de quem e para quem são todas as coisas; e tem o mais soberano domínio sobre eles, para fazer por eles, por eles ou sobre eles tudo o que Lhe apraz. À Sua vista todas as coisas são abertas e manifestas, Seu conhecimento é infinito, infalível e independente da criatura, de modo que nada é para Ele contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus mandamentos. A Ele é devido dos anjos e dos homens, e de todas as outras criaturas, qualquer culto, serviço ou obediência que Ele tenha o prazer de exigir deles.

III. Na unidade da Divindade há três pessoas, de uma substância, poder e eternidade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo: o Pai não é de ninguém, nem gerado, nem procede; o Filho é gerado eternamente pelo Pai; o Espírito Santo eternamente procedente do Pai e do Filho.


Sobre o Decreto Eterno de Deus


I. Deus, desde toda a eternidade, pelo mais sábio e santo conselho de Sua própria vontade, livremente e imutavelmente ordenou tudo o que acontecesse: ainda assim, visto que assim nem Deus é o autor do pecado, nem a violência é oferecida à vontade das criaturas; nem é retirada a liberdade ou contingência de causas secundárias, mas sim estabelecida.

II. Embora Deus saiba tudo o que pode ou pode acontecer sobre todas as supostas condições, Ele ainda não decretou nada porque previu isso como futuro, ou como aquilo que aconteceria em tais condições.

III. Pelo decreto de Deus, para a manifestação de Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados para a vida eterna; e outros predeterminados para a morte eterna.

IV. Esses anjos e homens, assim predestinados e preordenados, são designados de maneira particular e imutável, e seu número é tão certo e definido que não pode ser aumentado ou diminuído.

V. Aqueles advindos da humanidade que são predestinados para a vida, Deus, antes da fundação do mundo ser lançada, de acordo com Seu propósito eterno e imutável, e o conselho secreto e bom prazer de Sua vontade, escolheu, em Cristo, para a glória eterna, por Sua mera graça e amor livres, sem qualquer previsão de fé, ou boas obras, ou perseverança em qualquer uma delas, ou qualquer outra coisa na criatura, como condições ou causas que O movam para isso: e tudo para o louvor de Sua gloriosa graça.

VI. Assim como Deus designou os eleitos para a glória, assim também Ele, pelo eterno e mais livre propósito de Sua vontade, preordenou todos os meios para isso. Portanto, aqueles que são eleitos, sendo caídos em Adão, são redimidos por Cristo, são efetivamente chamados à fé em Cristo por Seu Espírito trabalhando no tempo devido, são justificados, adotados, santificados e mantidos por Seu poder, por meio da fé, para a salvação. Não são quaisquer outros redimidos por Cristo, efetivamente chamados, justificados, adotados, santificados e salvos, mas apenas os eleitos.

VII. Ao resto da humanidade, Deus agradou, de acordo com o conselho insondável de Sua própria vontade, por meio do qual Ele concede ou retém misericórdia, como deseja, para que a glória de Seu poder soberano sobre Suas criaturas passasse; e ordená-los à desonra e ira por seus pecados, para o louvor de Sua gloriosa justiça.

VIII. A doutrina deste elevado mistério da predestinação deve ser tratada com especial prudência e cuidado, para que os homens, atendendo à vontade de Deus revelada em Sua Palavra e prestando obediência a ela, possam, a partir da certeza de sua vocação efetiva, ter a certeza de sua eleição eterna. Assim, essa doutrina deve proporcionar motivo de louvor, reverência e admiração a Deus; e de humildade, diligência e consolo abundante para todos os que sinceramente obedecem ao Evangelho.


The Confession of Faith of the Assembly of Divines at Westminster. 

Edição Tricentenária, 1946.