Credos da igreja primitiva

Apologia de Aristides

Primeira parte (versão grega)


I. Eu, ó Rei na providência de Deus, vim ao mundo; e quando considerei o céu e a terra, o sol e a lua e o resto, fiquei maravilhado com sua disposição ordenada.


E quando vi que o universo e tudo o que nele existe é movido por necessidade, percebi que o motor e controlador é Deus.


Pois tudo o que causa movimento é mais forte do que o que é movido, e o que controla é mais forte do que o que é controlado.


O mesmo ser, então, que primeiro estabeleceu e agora controla o universo - Ele eu afirmo ser Deus que é sem começo e sem fim, imortal e auto-suficiente, acima de todas as paixões e enfermidades, acima da raiva e esquecimento e ignorância e o resto.


Por Ele também todas as coisas subsistem. Ele não requer sacrifício e libação nem qualquer uma das coisas que parecem sentir; mas todos os homens precisam d'Ele. 

A "Apologia de Aristides" é um antigo texto grego, também conhecido como "A Declaração da Verdade de Aristides". É uma obra apologética cristã, que se acredita ter sido escrita por Aristides de Atenas, um autor cristão do século II. O texto é uma defesa do cristianismo e fornece uma descrição inicial das crenças e práticas da comunidade cristã primitiva.

Na "Apologia", Aristides argumenta que os ensinamentos de Jesus são superiores aos dos filósofos e outros líderes religiosos de seu tempo. Ele também defende a moralidade da conduta cristã e afirma que os cristãos de seu tempo viveram vidas exemplares, caracterizadas pelo amor, bondade e compaixão pelos outros.

A "Apologia" é considerada um documento histórico importante, fornecendo informações valiosas sobre o desenvolvimento inicial do cristianismo e a paisagem religiosa do antigo mundo mediterrâneo. No entanto, sua autenticidade tem sido questionada por alguns estudiosos, que acreditam que ela pode ter sido escrita em data posterior e atribuída a Aristides para lhe dar maior credibilidade. No entanto, o texto continua sendo uma importante fonte de informação para os interessados na história do cristianismo primitivo.

Símbolo Romano Antigo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso;

e em Cristo Jesus, Seu único filho, nosso Senhor

     que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria

     que foi crucificado e sepultado sob Pôncio Pilatos

     ao terceiro dia ressuscitou dos mortos

     subiu aos céus

     sentou-se à direita do Pai

     de onde virá para julgar os vivos e os mortos;

e no Espírito Santo

a santa igreja

o perdão dos pecados

a ressurreição da carne

O "Símbolo Romano Antigo" é um símbolo cristão primitivo que foi usado pela comunidade cristã em Roma. Era um resumo ou credo das crenças básicas do Cristianismo e era usado como uma declaração de fé pelos convertidos à religião.

A redação exata do antigo símbolo romano não é conhecida, mas acredita-se que incluía afirmações de crença na Trindade, na divindade de Jesus Cristo e na ressurreição dos mortos. Alguns estudiosos também sugerem que pode ter incluído uma referência ao Espírito Santo e ao nascimento virginal de Jesus.

O antigo símbolo romano estava em uso nos séculos II e III, uma época em que o cristianismo se espalhava rapidamente e enfrentava oposição das autoridades romanas. O símbolo servia como uma forma de os novos convertidos demonstrarem seu compromisso com a fé e como uma declaração de unidade entre a comunidade cristã em Roma.

Hoje, o antigo símbolo romano é considerado parte do legado histórico do cristianismo primitivo e continua a ser de interesse para estudiosos e teólogos que estudam o desenvolvimento do pensamento e da adoração cristã nos primeiros séculos da religião.