Oração essencial para Deus

23.dezembro.2021

Oração essencial para Deus

“Então clamarás, e o Senhor responderá; tu chorarás, e ele dirá: Aqui estou. Então te deleitarás no Senhor; e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te alimentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse”. Isaías 58: 9, 14.

Nunca deve ser esquecido que o Deus Todo-Poderoso governa este mundo. Ele não é um Deus ausente. Sua mão está sempre no acelerador dos negócios humanos. Ele está em toda parte presente nas preocupações do tempo. “Seus olhos contemplam, suas pálpebras provam os filhos dos homens”. Ele governa o mundo assim como governa a Igreja pela oração. Esta lição precisa ser enfatizada, iterada e reiterada aos ouvidos dos homens dos tempos modernos e levada a cabo com força cumulativa nas consciências desta geração cujos olhos não têm visão das coisas eternas, cujos ouvidos estão surdos para Deus.

Nada é mais importante para Deus do que a oração ao lidar com a humanidade. Mas é igualmente importante para o homem orar. Deixar de orar é o fracasso em toda a linha da vida. É falha de dever, serviço e progresso espiritual. Deus deve ajudar o homem pela oração. Aquele que não ora, portanto, rouba a ajuda de Deus e coloca Deus onde Ele não pode ajudar o homem. O homem deve orar a Deus para que o amor a Deus exista. Fé e esperança, paciência e todas as forças fortes, belas e vitais da piedade estão murchando e mortas em uma vida sem oração. A vida do crente individual, sua salvação pessoal e graças cristãs pessoais têm sua existência, florescem e frutificam na oração.

Tudo isso e muito mais pode ser dito sobre a necessidade de oração ao ser e cultura de piedade no indivíduo. Mas a oração tem uma esfera mais ampla, um dever mais obrigatório, uma inspiração mais elevada. A oração diz respeito a Deus, cujos propósitos e planos são condicionados à oração. Sua vontade e glória estão ligadas à oração. Os dias do esplendor e renome de Deus sempre foram os grandes dias de oração. Os grandes movimentos de Deus neste mundo foram condicionados, continuados e moldados pela oração. Deus se colocou nesses grandes movimentos assim como os homens oraram. A oração presente, prevalecente, conspícua e dominadora sempre trouxe Deus para estar presente. O teste real e óbvio de uma obra genuína de Deus é a prevalência do espírito de oração. As forças mais poderosas de Deus sobrecarregam e impregnam um movimento quando as forças mais poderosas da oração estão lá.

O movimento de Deus para tirar Israel da escravidão egípcia teve seu início na oração. Assim, cedo Deus e a raça humana colocaram o fato da oração como uma das forças de granito sobre as quais os movimentos de Seu mundo deveriam ser baseados.

Devemos acreditar que o registro divino dos fatos sobre a oração e Deus são dados a fim de que possamos ser constantemente lembrados Dele, e ser sempre renovados pela fé que Deus mantém Sua Igreja para o mundo inteiro, e que o propósito de Deus será realizado. Seus planos relativos à Igreja serão executados com mais certeza e inevitavelmente. Esse registro de Deus foi dado sem dúvida para que possamos ficar profundamente impressionados de que as orações dos santos de Deus são um grande fator, um fator supremo, na execução da obra de Deus, com facilidade e no tempo. Quando a Igreja está em condição de oração, a causa de Deus sempre floresce e Seu reino na terra sempre triunfa. Quando a Igreja falha em orar, a causa de Deus decai e o mal de todos os tipos prevalece. Em outras palavras, Deus trabalha por meio das orações de Seu povo e, quando eles falham, ocorre o declínio e a morte. É de acordo com os planos divinos que a prosperidade espiritual vem por meio do canal de oração. Os santos que oram são agentes de Deus para levar avante a Sua obra salvadora e providencial na terra. Se Seus agentes falham, negligenciando orar, então Sua obra falha. Os agentes de oração do Altíssimo são sempre precursores da prosperidade espiritual.

Os homens da Igreja de todas as idades que defenderam a Igreja de Deus tiveram em abundância e riqueza o ministério da oração. Os governantes da Igreja que as Escrituras revelam tiveram preeminência na oração. Eminentes, eles podem ter sido, na cultura, no intelecto e em todas as forças naturais ou humanas; ou eles podem ter sido humildes em realizações físicas e dons nativos; contudo, em cada caso, a oração era a força potente no governo da Igreja. E isso porque Deus estava com e no que eles faziam, pois a oração sempre nos leva de volta a Deus. Ela reconhece a Deus e traz Deus ao mundo para trabalhar, salvar e abençoar. Os agentes mais eficientes na disseminação do conhecimento de Deus, na realização de Sua obra na Terra e em se colocar como quebra-mar contra as ondas do mal, têm sido os líderes da Igreja que oram. Deus depende deles, os emprega e os abençoa.

A oração não pode ser retirada como uma força secundária neste mundo. Fazer isso é retirar Deus do movimento. É tornar Deus secundário. O ministério de oração é uma força envolvente. Deve ser assim, para ser uma força. A oração é o sentido da necessidade de Deus e o pedido de ajuda de Deus para suprir essa necessidade. A estimativa e o lugar da oração são a estimativa e o lugar de Deus. Colocar a oração em segundo lugar é tornar Deus secundário nos assuntos da vida. Substituir por outras forças a oração, retira Deus e materializa todo o movimento.

A oração é uma necessidade absoluta para o bom andamento da obra de Deus. Deus a fez assim. Esta deve ter sido a principal razão pela qual na Igreja primitiva, quando a reclamação de que as viúvas de certos crentes haviam sido negligenciadas na administração diária dos benefícios da Igreja, os doze reuniram os discípulos e disseram-lhes para cuidar de sete homens, “cheios do Espírito Santo e de sabedoria”, a quem designariam sobre essa obra benevolente, acrescentando esta importante declaração: “Mas nos entregaremos continuamente à oração e ao ministério da Palavra”. Eles certamente perceberam que o sucesso da Palavra e o progresso da Igreja dependiam em um sentido preeminente de sua “entrega à oração”. Deus poderia efetivamente trabalhar por meio deles na proporção em que se entregassem totalmente à oração.

Os apóstolos dependiam tanto da oração quanto outras pessoas. O trabalho sagrado - atividades da Igreja - pode nos envolver e absorver a ponto de impedir a oração e, quando for esse o caso, sempre haverá maus resultados. É melhor deixar o trabalho ir por omissão do que deixar a oração ir por negligência. Tudo o que afeta a intensidade de nossa oração afeta o valor de nosso trabalho. “Muito ocupado para orar” não é apenas a tônica para o retrocesso, mas também prejudica o trabalho realizado. Nada é bem feito sem oração pela simples razão de que deixa Deus fora da conta. É tão fácil ser seduzido pelo bom e negligenciar o melhor, até que o bom e o melhor perecem. Quão facilmente os homens, até mesmo os líderes de Sião, podem ser conduzidos pelos ardis traiçoeiros de Satanás para interromper nossa oração no interesse da obra! Quão fácil é negligenciar a oração ou abreviar nossa oração simplesmente alegando que temos a obra da Igreja em nossas mãos. Satanás efetivamente nos desarmou quando pode nos manter ocupados demais fazendo coisas para parar e orar.

“Entregar-nos continuamente à oração e ao ministério da palavra”. A versão revisada diz: “Continuaremos constantemente em oração”. A implicação da palavra usada aqui significa ser forte, constante, ser dedicado, mantê-lo com cuidado constante, fazer disso um negócio. Encontramos a mesma palavra em Colossenses 4: 12 e em Romanos 12: 12, que é traduzida como “Instante contínuo em oração”.

Os apóstolos estavam sob a lei da oração, lei essa que reconhece Deus como Deus e depende d'Ele para fazer por eles o que Ele não faria sem oração. Eles estavam sob a necessidade de oração, assim como todos os crentes estão, em todas as épocas e em todos os climas. Eles tinham que ser devotados à oração a fim de tornar seu ministério da Palavra eficiente. O negócio da pregação vale muito pouco sem não estiver em parceria direta com o negócio da oração. A pregação apostólica não pode ser realizada a menos que haja oração apostólica. Ai, que esta verdade clara tenha sido tão facilmente esquecida por aqueles que ministram nas coisas sagradas! Sem, de forma alguma, criticar o ministério, sentimos que já é hora de alguém declarar a seus membros que uma pregação eficaz está condicionada à oração eficaz. A pregação que tem mais sucesso é aquele ministério que contém muita oração. Talvez alguém possa ir mais longe e dizer que é o único tipo que tem sucesso. Deus pode usar poderosamente o pregador que ora. Ele é o mensageiro escolhido por Deus para o bem, a quem o Espírito Santo tem o prazer de honrar, o agente eficiente de Deus para salvar os homens e edificar os santos.

Em Atos 6: 1-8 temos o registro de como, há muito tempo, os Apóstolos sentiram que estavam perdendo - haviam perdido - no poder apostólico porque não tiveram alívio de certos deveres para se dedicarem mais à oração. Por isso, pararam porque descobriram, para seu pesar, que eram muito deficientes em orar. Sem dúvida mantiveram a forma de orar, mas era gravemente deficiente em intensidade e em termos de tempo dedicado a ela. Suas mentes estavam muito preocupadas com as finanças da Igreja. Assim como neste dia encontramos em muitos lugares leigos e ministros que estão tão ocupados em “servir às mesas” e são flagrantemente deficientes em orar. Na verdade, nos assuntos atuais da Igreja, os homens são vistos como religiosos porque dão grande parte de seu dinheiro para a Igreja, e os homens são escolhidos para cargos oficiais não porque são homens de oração, mas porque têm a capacidade financeira para dirigir as finanças da Igreja e para conseguir dinheiro para a Igreja.

Ora, esses apóstolos, quando examinaram este assunto, decidiram deixar de lado esses obstáculos que cresciam nas finanças da Igreja e resolveram “se dedicar à oração”. Não que essas finanças devessem ser ignoradas ou postas de lado, mas leigos comuns, "cheios da fé e do Espírito Santo", podiam ser encontrados, homens realmente religiosos, que poderiam facilmente cuidar desse negócio financeiro sem afetar em nada sua piedade ou sua oração, dando-lhes assim o que fazer na Igreja e ao mesmo tempo tirando o peso dos apóstolos que agora poderiam orar mais, e orando mais, para serem abençoados na alma e, ao mesmo tempo, para mais efetivamente fazem o trabalho para o qual foram chamados.

Eles perceberam, também, como não haviam percebido antes, que estavam sendo tão pressionados pela atenção às coisas materiais, coisas certas em si mesmas, que não podiam dar à oração aquela força, ardor e tempo que sua natureza e importância exigiam. E assim descobriremos, sob um exame minucioso de nós mesmos, às vezes, que as coisas legítimas, as coisas certas em si mesmas, as coisas recomendáveis, podem tanto prender nossa atenção, ocupar tanto nossas mentes e atrair nossos sentimentos, que a oração pode ser omitida, ou pelo menos, muito pouco tempo pode ser dedicado à oração. Como é fácil escapar do reservado! Até mesmo os apóstolos tiveram que se proteger naquele ponto. Quanto precisamos nos vigiar no mesmo lugar! As coisas legítimas e certas podem se tornar erradas quando substituem a oração. As coisas certas em si mesmas podem se tornar coisas erradas quando se permite que elas se fixem excessivamente em nossos corações. Não são apenas as coisas pecaminosas que ferem a oração. Não são só as coisas questionáveis ​​que devemos evitar. Mas são as coisas que estão bem em seus lugares, mas que podem se desviar da oração e fechar a porta do armário, muitas vezes com o apelo reconfortante de que “estamos ocupados demais para orar”.

Possivelmente, isso teve tanto a ver com a quebra da oração familiar nesta época quanto com qualquer outra causa. É neste ponto que a religião familiar decaiu, e exatamente aqui está uma das causas do declínio das reuniões de oração. Homens e mulheres estão muito ocupados com coisas legítimas para "se entregarem à oração". Outras coisas recebem o direito de passagem. A oração é deixada de lado ou tornada secundária. Os negócios vêm primeiro. E isso nem sempre significa que a oração vem em segundo lugar, mas que a oração é colocada inteiramente fora. Os apóstolos foram direto nesse ponto e determinaram que mesmo os negócios da Igreja não deveriam afetar seus hábitos de oração. A oração deve vir primeiro. Então, eles seriam de fato os verdadeiros agentes de Deus em Seu mundo, através dos quais Ele poderia efetivamente trabalhar, porque eles seriam homens de oração, e assim se colocariam diretamente em linha com Seus planos e propósitos, que é o que Ele usa por meio de homens de oração.

Quando a reclamação chegou aos seus ouvidos, os apóstolos descobriram que o que eles estavam fazendo não servia plenamente aos fins divinos de paz, gratidão e unidade, mas descontentamento, queixas e divisão foram o resultado de seu trabalho, por conta da pequena quantidade de oração. E assim a oração foi colocada com destaque na frente.

Homens de oração são uma necessidade na execução do plano divino para a salvação dos homens. Deus o fez assim. Ele é quem estabeleceu a oração como uma ordenança divina, e isso implica que os homens devem orar. De modo que homens de oração são uma necessidade no mundo. O fato de que tantas vezes Deus empregou homens de oração para cumprir Seus objetivos prova claramente a proposição. É totalmente desnecessário citar todos os casos em que Deus usou as orações de homens justos para cumprir Seus planos graciosos. O tempo e o espaço são limitados demais para a lista. No entanto, um ou dois casos podem ser nomeados. No caso do bezerro de ouro, quando Deus se propôs a destruir os israelitas por causa de seu grande pecado de idolatria, no momento em que Moisés estava recebendo a lei pelas mãos de Deus, o próprio ser de Israel estava em perigo, pois Arão havia sido varrido pela forte maré popular de descrença e pecado. Tudo parecia perdido, exceto Moisés e a oração, e a oração tornou-se mais eficiente e maravilhosa em nome de Israel do que a vara de Aarão. Deus estava determinado a destruir Israel e Aarão. Sua raiva aumentou. Foi uma hora terrível e crítica. Mas a oração era o dique que continha a fúria desoladora do céu. A mão de Deus foi segurada com firmeza pela intercessão de Moisés, o poderoso intercessor.

Moisés estava determinado a libertar Israel. Foi com ele que houve uma longa e exaustiva luta de oração por quarenta dias e quarenta noites. Nem por um momento ele relaxou seu apego a Deus. Nem por um momento ele abandonou seu lugar aos pés de Deus, nem mesmo por comida. Nem por um momento ele moderou sua exigência ou aliviou seu choro. A existência de Israel estava em jogo. A ira do Deus Todo-Poderoso deve ser detida. Israel deve ser salvo em todos os riscos. E Israel foi salvo. Moisés não deixaria Deus sozinho. E assim, hoje, podemos olhar para trás e dar o crédito da atual raça de judeus à oração de Moisés séculos atrás.

A oração perseverante sempre vence; Deus cede à importunação e fidelidade. Ele não tem coração para dizer Não às orações de Moisés. Na verdade, o propósito de Deus de destruir Israel é mudado pela oração deste homem de Deus. É apenas uma ilustração de quanto vale apenas uma oração neste mundo, e quanto depende dele.

Quando Daniel, na Babilônia, se recusou a obedecer ao decreto do rei de não pedir nenhuma petição a qualquer deus ou homem por trinta dias, ele fechou os olhos ao decreto que o desligaria de sua sala de orações, e se recusou a ser impedido de invocar a Deus por medo das consequências. Por isso, “ajoelhava-se três vezes ao dia” e orava como antes, deixando tudo com Deus quanto às consequências de assim desobedecer ao rei.

Não havia nada de impessoal na oração de Daniel. Sempre teve um objetivo e foi um apelo a um grande Deus, que tudo podia. Não houve mimos de si mesmo, nem olhares de influências subjetivas ou reflexas. Diante do terrível decreto que deve precipitá-lo do lugar e do poder para a cova dos leões, "ele se ajoelhava três vezes por dia e dava graças a Deus como dantes". O gracioso resultado foi que a oração o colocou mãos sobre um braço Todo-Poderoso, que se interpôs naquela cova de leões cruéis e ferozes e fecharam suas bocas e preservaram Seu servo Daniel, que havia sido fiel a Ele e que havia clamado por proteção a Ele. A oração de Daniel foi um fator essencial para derrotar o decreto do rei e em confundir os governantes ímpios e invejosos, que prepararam a armadilha para Daniel a fim de destruí-lo e removê-lo do lugar e do poder no reino.


~

Edward M. Bounds 

Arma de oração (Weapon of Prayer).