1 Timóteo 6

Com relação aos servos.

1Que tantos servos quanto os que estão sob o jugo considerem seus próprios senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e sua doutrina não sejam blasfemados. 2E os que têm senhores crentes, não os desprezem, porque são irmãos; antes, eles prestam serviço, porque são fiéis e amados, participantes do benefício. Essas coisas ensine e exorte.


O verdadeiro e o falso mestre.

3Se alguém ensina o contrário, e não concorda com palavras saudáveis, mesmo as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade; 4estando inchado, nada sabendo, mas adorando questionamentos e disputas de palavras, das quais vêm a inveja, contendas, injúrias, suspeitas malignas, 5disputas inúteis de homens de mentes corruptas e destituídos da verdade, que supõem que a piedade é um meio de ganho: de tal se retire.

6Mas a piedade com satisfação é um grande ganho. 7Pois não trouxemos nada a este mundo, e é certo que não podemos levar nada. 8E tendo comida e roupas, nos contentaremos com isso. 9Mas aqueles que desejam ser ricos caem em tentação e armadilha e em muitas concupiscências tolas e nocivas, que afogam os homens em destruição e perdição. 10Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males: alguns que buscaram se desviaram da fé e se atravessaram em muitas dores.


A vocação de Timóteo.

11Mas você, ó homem de Deus, foge destas coisas; e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 12Lute a boa luta da fé, apegue-se a vida eterna, para a qual também é chamado, já tendo professado uma boa confissão diante de muitas testemunhas. 13Eu o ordeno aos olhos de Deus, que vivifica todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos testemunhou uma boa confissão, 14que guarde este mandamento sem mancha e irrepreensível, até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, 15que em Seu tempo mostrará, que é o único e abençoado Soberano, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, 16que só tem imortalidade, habitando na luz que ninguém pode se aproximar; a quem nenhum homem viu, nem pode ver; a quem seja honra e poder eterno. Amém.


Exortações finais.

17Ordene os ricos neste mundo, para que não sejam indiferentes, nem confiem em riquezas incertas, mas no Deus vivo, que nos dá ricamente todas as coisas para desfrutar; 18que eles façam o bem, que sejam ricos em boas obras, prontos para distribuir, dispostos a se comunicar; 19estocando para si mesmos um bom fundamento contra o tempo vindouro, para que possam obter a vida eterna.

20Ó Timóteo, mantenha o que está comprometido com a sua confiança, evitando tagarelas profanos e vaidosos, e oposições falsamente chamadas de ciência: 21pelo qual alguns professos se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

O capítulo 6 de 1 Timóteo começa com Paulo instruindo os escravos a respeitarem seus mestres, especialmente aqueles que são cristãos. Ele enfatiza a importância de ter uma atitude de humildade e submissão, mesmo quando se trabalha para alguém que é injusto.

Paulo então passa a instruções para Timóteo sobre como lidar com aqueles que ensinam doutrinas falsas e promovem controvérsias na igreja. Ele adverte Timóteo a não se envolver em disputas tolas, mas a buscar a verdadeira justiça, piedade e fé. Paulo enfatiza que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e adverte contra aqueles que estão em busca de riquezas e prosperidade material, em vez de uma vida de serviço a Deus.

Em seguida, Paulo instrui Timóteo sobre como lidar com os ricos na igreja, instruindo-os a não confiar em sua riqueza, mas a ser generosos e dispostos a compartilhar. Ele encoraja os ricos a usar sua riqueza para fazer o bem e a se concentrar em amontoar tesouros no céu, em vez de na terra.

Paulo então conclui sua carta com uma exortação a Timóteo para lutar a boa luta da fé, mantendo sua fé e uma boa consciência. Ele adverte que alguns já se desviaram da fé e se entregaram a doutrinas falsas, mas que Timóteo deve perseverar e manter a verdadeira fé. Paulo encoraja Timóteo a confiar em Deus, que é o único que dá vida a todas as coisas, e a manter sua confiança em Cristo, que deu testemunho da verdade diante de Pilatos.

O capítulo 6 de 1 Timóteo apresenta uma série de instruções finais de Paulo a Timóteo sobre como liderar a igreja em Éfeso. Ele enfatiza a importância de uma atitude de humildade e submissão, a necessidade de manter a verdadeira fé e evitar doutrinas falsas, e a importância de usar nossos recursos e riquezas para o bem dos outros. Paulo conclui sua carta com uma exortação a Timóteo para lutar a boa luta da fé e confiar em Deus para sustentá-lo em sua liderança na igreja.

© 2023. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.