Tito 2

Qualidades de uma igreja sã.

1Fale apenas as coisas que fazem parte da sã doutrina: 2que os idosos sejam sóbrios, respeitosos, temperados, sãos na fé, na caridade, na paciência. 3Da mesma forma, as mulheres idosas, que se comportem com santidade, não como acusadoras falsas, não sejam dadas a muito vinho, professoras de coisas boas; 4para que ensinem as moças a serem sóbrias, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 5serem discretas, castas, guardiãs em casa, boas, obedientes a seus próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.

6Os rapazes também sejam exortados a terem uma mente sóbria. 7Em todas as coisas, mostrando a si mesmo um padrão de boas obras: na doutrina, não havendo corrupção, dignos de respeito, sinceridade, 8de discurso sólido, que não pode ser condenado; para que aquele que é da parte contrária se envergonhe, não tendo nada mau a dizer sobre você.

9Exorte os servos a serem obedientes a seus próprios senhores e a agradá-los bem em todas as coisas; não tornando a responder; 10não roubando, mas mostrando toda a boa fidelidade; para que eles adornem a doutrina de Deus, nosso Salvador, em todas as coisas.


A graça de Deus traz a salvação.

11Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12ensinando-nos que, negando a impiedade e as concupiscências mundanas, devemos viver sobriamente, retamente e piedosamente neste mundo atual; 13procurando aquela bendita esperança e a gloriosa aparição do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14que se entregou por nós, a fim de nos redimir de toda iniquidade e purificar para si um povo peculiar, zeloso de boas obras.

15Essas coisas falam, exortam e repreendem com toda autoridade. Que ninguém o despreze.

No capítulo 2 da carta de Paulo a Tito, o apóstolo continua suas instruções sobre a conduta apropriada para a igreja em Creta. Ele começa falando sobre a importância de ensinar e praticar a sã doutrina, que é aquela que está em conformidade com a Palavra de Deus. Paulo afirma que isso é essencial para que a igreja cresça e para que os membros possam viver de maneira piedosa e justa.

Paulo divide a igreja em grupos distintos: homens idosos, mulheres idosas, jovens e servos. Ele instrui a cada grupo em particular sobre como deve viver e agir.

Para os homens idosos, Paulo ensina que eles devem ser sóbrios, dignos, prudentes, sãos na fé, no amor e na paciência. Ele os encoraja a serem um exemplo para os mais jovens, e a ajudá-los a crescer na fé e na piedade.

Para as mulheres idosas, Paulo ensina que elas devem ser reverentes em seu comportamento, não caluniadoras, nem escravizadas pelo vinho, mas que devem ensinar o que é bom. Ele as encoraja a serem exemplos para as mulheres mais jovens, para que elas possam aprender a amar seus maridos, a amar seus filhos, a serem discretas, castas, cuidadosas em sua casa e bondosas para com seus maridos.

Para os jovens, Paulo ensina que eles devem ser sóbrios em tudo, e a dar um exemplo de boas obras. Ele os encoraja a serem pacientes e a esperar o tempo de Deus para suas vidas.

Para os servos, Paulo ensina que eles devem ser obedientes a seus senhores, e a agir de forma agradável em tudo, não contradizendo nem roubando. Ele lembra que eles devem se comportar de forma a serem um testemunho vivo para o evangelho.

Paulo enfatiza que a salvação de Deus foi manifestada a todos os homens, e que ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas, para vivermos de maneira sóbria, justa e piedosa neste presente século.

No final do capítulo, Paulo enfatiza que a vinda de Jesus é um evento certo e que nos levará para um mundo semelhante ao paraíso, onde não haverá mais dor, nem sofrimento, nem pecado. Ele encoraja Tito a ensinar essas coisas aos crentes, exortando-os e repreendendo-os com toda autoridade, e a deixar ninguém desprezar Tito por causa de sua juventude.

© 2023. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.