Eles subiram ao cenáculo

30.março.23

Eles subiram ao cenáculo (Atos 1. 13) [1]

NÓS somos informados nestas simples palavras o que os Apóstolos fizeram imediatamente após a Ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo ao céu. Recém-saídos da visão maravilhosa e comovente de seu amado Mestre sendo levado para longe deles - com a mensagem trazida por anjos, ordenando-lhes que esperassem Seu Segundo Advento, ainda soando em seus ouvidos - eles retornaram do Monte das Oliveiras para Jerusalém e partiram para uma vez "em um cenáculo". Por mais simples que sejam as palavras, elas estão repletas de pensamentos sugestivos e merecem a atenção de todos em cujas mãos este volume possa cair.

Vamos fixar nossos olhos por alguns minutos no primeiro local de reunião dos cristãos para adoração do qual temos algum registro. Examinemos a primeira congregação que se reuniu depois que o grande Cabeça da Igreja deixou o mundo e deixou Seu povo entregue a si mesmo. Vejamos quem eram esses primeiros adoradores, como se comportavam e o que faziam. Atrevo-me a pensar que um pouco de contemplação silenciosa do assunto pode nos fazer bem.

Este "cenáculo", devemos lembrar, foi o precursor de todas as igrejas e catedrais que foram erguidas na cristandade nos últimos dezoito séculos. St. Paul, e York, e Lincoln, e todos os ministérios imponentes de nossa própria terra; Santa Sofia em Constantinopla, Santo Isaac em São Petersburgo, Santo Estêvão em Viena, Notre Dame em Paris, São Pedro em Roma, todos são descendentes deste "cenáculo". Ninguém pode traçar seu pedigree além daquela pequena câmara. Foi aqui que os cristãos professos, quando deixados sozinhos por seu Mestre, começaram a orar juntos, a adorar e a exortar uns aos outros. Esta sala foi o berço da nascente Igreja de Cristo e o início de todos os nossos cultos. Desta sala começaram a fluir as águas do evangelho eterno, que agora se espalharam tão amplamente por todo o mundo, por mais adulteradas e corrompidas que possam ter sido em algumas épocas e em algumas partes da terra. Convido meus leitores, então, a virem comigo e examinar este cenáculo como ele apareceu no dia da Ascensão.

I. Existem certos pontos que surgem naturalmente do texto diante de nós que parecem exigir atenção especial. Vejamos quais são.

Sobre a configuração, o tamanho e a forma desta sala, não sabemos absolutamente nada. Provavelmente era como muitos outros "cenáculos" em Jerusalém. Mas se era alto, baixo, quadrado ou redondo; se ficava leste e oeste, ou norte e sul; se era ornamentado ou decorado ou perfeitamente simples, não temos a menor informação, e o assunto significa muito pouco. Mas é um fato impressionante e digno de nota que no grego original é chamado de o cenáculo, e não um cenáculo, como a nossa Versão Autorizada o chama. Atrevo-me a pensar que há muito nisso. Eu creio que há a maior probabilidade de que esta tenha sido a mesma sala em que nosso Senhor primeiro designou o Sacramento da Ceia do Senhor, e na qual os Apóstolos ouviram pela primeira vez aquelas palavras bem conhecidas: "Tomem, comam; isto é o Meu corpo". "Bebam todos disto, porque isto é o Meu sangue"; aquelas famosas palavras que têm sido a causa de tanta controvérsia infeliz com alguns, mas a fonte de grande conforto para outros. Creio que era a mesma sala em que os discípulos "tinham o hábito de permanecer" durante os cinquenta dias entre a Ressurreição e o Pentecostes. Aqui, novamente, o original grego nos ajuda a chegar a uma conclusão, se traduzido literalmente. Eu creio que é a mesma sala em que os discípulos estavam reunidos com "as portas fechadas por medo dos judeus", quando o Senhor Jesus apareceu de repente no meio deles depois de Sua ressurreição e disse: "Paz seja com vocês: como Meu Pai Me enviou, então Eu envio vocês"; e "soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo" (João 20. 21-22). Eu creio que é a mesma sala em que, uma semana depois, Ele apareceu novamente e repreendeu o ceticismo do duvidoso Tomé , dizendo: "Não seja incrédulo, mas crente". Eu creio que é a mesma sala em que nosso Senhor apareceu, e comeu diante de Seus discípulos, e disse: "Apalpe-Me e veja: um espírito não tem carne e ossos, como veem que Eu tenho" (Lucas 24. 39). Em todos esses pontos, admito livremente que não tenho nada além de conjecturas a apresentar aos meus leitores. Mas são conjecturas que me parecem fundamentadas na mais alta probabilidade possível e, como tal, acho que exigem nossa reverente consideração. Mas agora podemos abandonar corajosamente as conjecturas e olhar para as coisas que são reveladas de maneira mais clara e inequívoca.

(1) Vamos então, antes de mais nada, olhar para os adoradores que estavam reunidos neste primeiro lugar de adoração cristã.

Pedro estava lá, aquele apóstolo de coração caloroso, impulsivo, mas instável, que, quarenta dias antes, havia negado seu Mestre três vezes e depois se arrependido com lágrimas amargas, e que havia sido graciosamente ressuscitado por nosso Senhor e ordenado a "alimentar Suas ovelhas" (João 21. 16-17).

Lá estava Tiago, que havia sido o companheiro favorito de Pedro e João em três ocasiões importantes, e que foi o primeiro dos apóstolos a selar sua fé com seu sangue e beber do cálice que seu Mestre bebeu (Mateus 20. 23).

João estava lá, o outro filho de Zebedeu, o amado Apóstolo, cuja cabeça estava no peito de nosso Senhor na Última Ceia, --- João, o primeiro no lago da Galiléia, quando nosso Senhor apareceu aos discípulos enquanto eles estavam pescando , que clamou com amor instintivo: "É o Senhor" - João, que certa vez desejou fazer descer fogo do céu sobre uma aldeia de samaritanos, mas viveu para escrever três epístolas repletas de amor (João 21 :7; Lucas 9:54).

André estava lá, o primeiro de todos os apóstolos cujo nome conhecemos, que seguiu Jesus depois de ouvir as palavras: "Eis o Cordeiro de Deus", e então trouxe seu irmão Pedro a Jesus, dizendo: "Encontramos o Messias" (João 1. 40-41).

Filipe de Betsaida estava lá, o primeiro apóstolo a quem Jesus disse: "Siga-Me"; o apóstolo que disse a Natanael para "vir e ver" o Messias prometido (João 1. 43).

Tomé estava lá, que antes era tão desanimado e fraco na fé, mas depois clamou com grande confiança atanasiana: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20. 28).

Bartolomeu estava lá, que, por consenso geral, é o mesmo Natanael que a princípio disse: "Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?". No entanto, este é aquele a quem nosso Senhor declarou ser "um israelita sem dolo" e que disse: "Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel" (João 1. 46-49).

Mateus, o publicano, estava lá, que abandonou sua vocação mundana por ordem de nosso Senhor, e buscou um tesouro duradouro no céu, e que depois teve o privilégio de segurar a pena que escreveu o primeiro Evangelho (Mateus 9. 9).

Estava presente Tiago, filho de Alfeu, que teve a honra de ser o Apóstolo presidente do primeiro Concílio realizado em Jerusalém, e de quem São Paulo conta aos Gálatas que, junto com Pedro e João, Tiago era uma "coluna da Igreja" (Gálatas 2. 9).

Simão zelote estava lá, de quem sabemos pouco, exceto que ele também era "chamado cananeu" e pode ter vivido em Caná da Galileia e visto o primeiro milagre que nosso Senhor realizou. Seu nome Zelotes parece indicar que ele já foi membro do famoso partido Zelote, um feroz defensor do autogoverno judaico e um inimigo da supremacia romana. Ele agora era zeloso apenas pelo reino de Cristo.

Judas estava lá, o irmão de Tiago, também chamado Lebeus ou Tadeu, o escritor da última epístola no Novo Testamento, e o apóstolo que fez a pergunta notável: "Como é que Tu Te manifestarás a nós e não ao mundo?" (João 14. 22). Em suma, toda a companhia dos onze apóstolos fiéis estava reunida naquele "cenáculo". Nesta ocasião não houve faltas; e o duvidoso Tomé estava entre os demais.

Mas havia outros presentes além dos Apóstolos. As "mulheres" estavam lá, algumas das quais há muito seguiram nosso Senhor e ministraram às Suas necessidades, e foram as últimas na Cruz e as primeiras no túmulo. Tenho poucas dúvidas de que Maria Madalena e Salomé, e Susana, e Joana, esposa de Cusa, mordomo de Herodes, faziam parte da compania (Lucas 8. 2-3). E estava ali Maria, mãe de Jesus, a quem nosso Senhor havia confiado aos cuidados especiais de João; e onde Ele estava, ela com certeza estaria. Verdadeiramente, a profecia do velho Simeão se cumpriu no caso dela. "A espada" de profunda e aguda tristeza perfurou "sua alma" (Lucas 2. 35). Pois ela era apenas de carne e osso, como qualquer outra mulher. Esta é a última ocasião em que seu nome aparece nas páginas da Sagrada Escritura. Doravante ela desaparece de vista, e todas as histórias sobre sua vida após a morte são meras tradições sem fundamento.

E, finalmente, os "irmãos" de nosso Senhor estavam lá. Eles eram seus primos com toda a probabilidade, ou filhos de José de um casamento anterior. Nunca se esqueça que uma vez eles não creram em Jesus (João 7. 5); mas agora sua incredulidade se foi, e eles eram verdadeiros discípulos, enquanto Judas Iscariotes havia caído. A menção deles ensina a grande lição de que os homens podem começar mal e terminar bem, e que muitos que agora parecem infiéis podem um dia crer. Tão certo é que os últimos às vezes são os primeiros, e os primeiros, os últimos.

Tal foi a congregação que se reuniu no "cenáculo" após a Ascensão. Nunca, suponho, houve uma reunião tão pura e imaculada de cristãos desde aquele dia até hoje. Nunca houve, e provavelmente nunca haverá, uma aproximação tão próxima da "única Santa Igreja Católica", o "corpo místico do Filho de Deus, que é a companhia abençoada de todos os fiéis". Nunca houve tanto trigo sem joio, e uma proporção tão singular de graça, penitência, fé, esperança, santidade e amor juntos em uma sala. Bem seria para a Igreja visível de Cristo se todas as suas assembleias fossem tão livres de membros doentios e manchas quanto a congregação que se reunia no "cenáculo".

(2) Devemos notar, em segundo lugar, a unidade que caracterizou esta primeira reunião no "cenáculo". É-nos dito expressamente, "que eles estavam todos de comum acordo", isto é, de uma só mente. Não havia divisões entre eles. Eles acreditavam na mesma coisa. Eles amavam a mesma Pessoa e, no momento, não havia desacordo entre eles. Não havia nada de alto, baixo ou largo naquele "cenáculo". Heresias, contendas e controvérsias ainda eram desconhecidas. Nem sobre o batismo, ou a Ceia do Senhor, ou paramentos, ou incenso, houve qualquer contenda ou agitação. Feliz teria sido para a cristandade se esse abençoado estado de coisas tivesse continuado! No final de dezoito séculos, todos sabemos, por amarga experiência, que as divisões dos cristãos são a fraqueza da Igreja e o argumento favorito do mundo, do infiel e do diabo contra a religião revelada. Bem, podemos orar, quando vemos esta imagem abençoada do cenáculo, para que Deus cure as muitas doenças eclesiásticas do século XIX e faça com que os clérigos se tornem especialmente mais unânimes.

(3) Devemos observar, em terceiro lugar, os hábitos devocionais desta primeira congregação no "cenáculo". Somos informados expressamente de que eles "permaneceram em oração e súplica". Aqui, novamente, devemos marcar o grego original. A expressão denota que a oração era uma prática contínua e habitual neste momento de crise. Não nos é dito por quais coisas esses santos adoradores oraram. Como o discurso de nosso Senhor aos dois apóstolos a caminho de Emaús, gostaríamos de saber quais foram suas orações (Lucas 24. 27). Não precisamos duvidar de que houve muita oração para que a graça fosse fiel e não caísse, transmitisse sabedoria para fazer o que era certo na nova e difícil posição que eles tiveram que assumir - por coragem, por paciência, por zelo incansável, pela lembrança permanente do exemplo de nosso Senhor, dos ensinamentos de nosso Senhor e das promessas de nosso Senhor. Mas, em perfeita sabedoria, o Espírito Santo achou por bem ocultar essas coisas de nós, e não devemos duvidar que isso seja correto. De qualquer forma, uma coisa é certa. Somos ensinados claramente que nada é um dever tão primário de uma assembleia cristã quanto oração e súplica unidas. Nunca esqueçamos a primeira incumbência que o apóstolo carnal dos gentios deu a Timóteo quando lhe escreveu sobre seus deveres como ministro da Igreja: "Exorto, portanto, antes de tudo, que súplicas, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em posição de autoridade, para que possamos viver uma vida tranquila e pacífica" (1 Timóteo 2. 1, etc.). Ouso crer que os nomes de Anás, Caifás e Pôncio Pilatos não foram esquecidos nas súplicas e intercessões do "cenáculo".

(4) Devemos observar, por último, o discurso feito neste cenáculo pelo apóstolo Pedro, em um dos dez dias que decorreram entre a Ascensão e o dia de Pentecostes. É um fato interessante que este é o primeiro discurso registrado como tendo sido feito a qualquer assembleia de cristãos depois que o Senhor deixou o mundo. Não é menos interessante que o primeiro orador foi o apóstolo Pedro, o mesmo apóstolo que, depois de negar seu Mestre, ressuscitou misericordiosamente e foi recomendado para provar seu amor ao apascentar suas ovelhas, o mesmo apóstolo que havia recebido uma ordem antes de sua queda: "Quando se converter, fortaleça seus irmãos" (Lucas 22. 32). Havia uma aptidão peculiar em Pedro ser o primeiro a se levantar e se dirigir à pequena companhia de "cento e vinte nomes".

(a) Marque como ele começa seu discurso com uma referência reverente à Sagrada Escritura. Ele coloca o pé firmemente na supremacia da Palavra escrita de Deus como regra de fé da Igreja. Ele diz: "Esta escritura deve ter sido cumprida". Ele diz: "Está escrito no livro dos Salmos" e faz uma citação para seu texto. Bem e sabiamente o falecido Dean Alford comenta em suas Homilias sobre os Atos: "O primeiro ato da Igreja por seu primeiro ministro superintendente foi um apelo ao texto da Escritura. Que isso nunca seja esquecido! Que todos os apelos feitos por todos os ministros dela desde então tivessem sido apelos igualmente diretos e igualmente justificados!".

(b) Marque, a seguir, como Pedro humildemente reconhece a responsabilidade dos mais altos e privilegiados ministros da Igreja de cair. Ele diz de Judas Iscariotes: "Ele foi contado conosco e obteve parte deste ministério", e então menciona seu fim miserável. "Ele caiu em transgressão", e então "foi para o seu próprio lugar". Que isso também nunca seja esquecido. Ele estabelece o grande princípio, que sempre deve ser lembrado na Igreja, de que nenhuma infalibilidade pertence ao ofício ministerial. Um apóstolo escolhido de Cristo caiu tristemente, assim como qualquer sucessor dos apóstolos. Bispos, sacerdotes e diáconos podem errar e erraram muito, como Hofni, Finéias, Anás e Caifás, que estavam na sucessão direta de Aarão. Nunca devemos supor que os homens ordenados e consagrados não podem cometer erros. Nunca devemos segui-los cegamente, ou crer como algo natural que tudo o que eles dizem é verdade. A Bíblia é o único guia infalível.

(c) Marque, a seguir, como ele pede à Igreja que preencha o lugar que Judas havia deixado vago e escolha alguém que possa ser contado com os onze apóstolos. Ele fala com confiança inabalável, como alguém convencido de que estava começando uma obra que o mundo e o diabo nunca poderiam parar, e que trabalhadores deveriam ser designados para realizá-la em ordem regular. Ele fala com uma visão clara das batalhas que a Igreja teria de travar, mas com uma convicção evidente de que elas não seriam travadas em vão, e que o resultado final estava certo. Ele parece dizer: "Permaneçam firmes, embora um porta-estandarte tenha caído. Preencham a lacuna. Fechem suas fileiras".

(d) Marque, finalmente, como ele termina seu discurso com uma declaração clara do que um ministro e sucessor dos apóstolos deveria ser. Ele deveria ser "uma testemunha da ressurreição de Cristo". Ele deveria ser testemunha de que o fundamento do Evangelho não é uma ideia vaga da misericórdia de Deus, mas uma verdadeira Pessoa viva, uma Pessoa que viveu por nós, morreu por nós e, acima de tudo, ressuscitou. Que isso também nunca seja esquecido. Afirmo, sem hesitar, que nestes últimos dias não damos importância suficiente à ressurreição de Cristo. Certamente não damos tanta importância a isso quanto os apóstolos, a julgar pelos Atos e pelas Epístolas. Quando Paulo foi a Atenas, somos informados de que "ele pregou Jesus e a ressurreição" (Atos 27. 18). Quando ele foi para Corinto, uma das primeiras verdades que proclamou foi que "Cristo ressuscitou, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15. 4). Quando o mesmo Paulo foi levado perante Festo e Agripa, Festo disse que a queixa contra ele era sobre "um Jesus que estava morto, a quem Paulo afirmou estar vivo" (Atos 25. 19).

Que ninguém entenda mal o que quero dizer. Não digo que nos debruçamos muito sobre o sacrifício e o sangue de Cristo, mas afirmo que nos detemos muito pouco em Sua ressurreição. No entanto, nosso próprio Senhor disse aos judeus mais de uma vez que a ressurreição provaria que Ele era o Messias. São Paulo disse aos romanos, no início de sua epístola, que Jesus foi "declarado como o Filho de Deus com poder pela ressurreição dos mortos" (Romanos 1. 4). A ressurreição completou a obra da redenção, para a qual nosso Senhor veio ao mundo efetuar. Está escrito que "Ele foi entregue por nossos delitos e ressuscitou para nossa justificação", e é dito expressamente aos coríntios: "Se Cristo não ressuscitou, é vã a sua fé; ainda estão nos seus pecados" (Romanos 4 25; 1 Coríntios 15. 17). Em suma, a ressurreição de Cristo é uma das maiores evidências da verdade do cristianismo, uma prova fundamental de que a salvação dos pecadores pela expiação vicária é uma obra consumada e um milagre que os infiéis mais espertos nunca foram capazes de explicar. Até que seja explicado, não precisamos nos incomodar com comentários maldosos sobre a jumenta de Balaão falando e Jonas na barriga da baleia. Bem, de fato, teria sido para a Igreja se todos os seus ministros sempre tivessem sido como Pedro recomendou que fossem nomeados, testemunhas fiéis de um Cristo pessoal, de Sua morte e Sua ressurreição.

Tanto para o cenáculo em Jerusalém, sua congregação, sua unidade, suas orações e o primeiro discurso proferido dentro de suas paredes. Tanto para a primeira reunião de oração, o primeiro sermão e a primeira ação coletiva da Igreja professa da qual temos algum registro. Não precisamos duvidar por um momento que a bem conhecida promessa de nosso Senhor Jesus Cristo foi cumprida naquela sala: "Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles" (Mateus 18. 20). A pequena companhia de adoradores não O viu; mas Ele estava lá.

II. Deixe-me agora tentar tirar algumas lições práticas para nós de todo o assunto.

(1) Em primeiro lugar, aprendamos a ser mais gratos pela liberdade dos dias em que nossa sorte é lançada e pela sábia tolerância do governo sob o qual vivemos neste país. Pela misericórdia de Deus, "desfrutamos de grande sossego". Não precisamos nos encontrar em "cenáculos" com "portas fechadas por medo dos judeus" e com um sentimento constante de que há apenas um passo entre nós e uma morte violenta. Os homens podem construir locais de adoração agora, se quiserem, tão caros e magníficos quanto o próprio templo de Jerusalém, e ninguém os proíbe ou interfere com ciúmes. Não precisamos temer os imperadores romanos, nem os autocratas medievais, nem as inquisições espanholas. A terra está diante de nós, e os homens podem construir e adorar como quiserem. Peço a Deus que todos os leigos ricos neste país se lembrem de quem vem a riqueza e a quem devem sua liberdade e prosperidade. Peço a Deus que muitos mais O honrem com seus bens e se apresentem com mais frequência, dizendo: "Deixe-me construir uma Igreja para o serviço de Deus".

(2) Em seguida, aprendamos a fonte do poder comum na Igreja. Este pequeno cenáculo foi o ponto de partida de um movimento que abalou o Império Romano, esvaziou os templos pagãos, interrompeu os combates de gladiadores, elevou as mulheres à sua verdadeira posição, conteve o infanticídio, criou um novo padrão de moralidade, confundiu os antigos filósofos gregos e romanos, e virou o mundo de cabeça para baixo. E qual era o segredo desse poder? A unidade, a firmeza na fé, a santidade e as orações e intercessões dos primeiros cristãos professos. Onde essas coisas estão faltando, a arquitetura mais grandiosa e o cerimonial mais ornamentado não farão nada para consertar o mundo. Somente a presença de Cristo e do Espírito Santo dá poder.

(3) Em último lugar, oremos pela Igreja da Inglaterra, para que ela continue fiel às velhas verdades que fizeram tanto bem por 300 anos, verdades que estão embalsamadas em nossos Artigos, Livro de Oração e Credos. É um trabalho barato e fácil zombar do dogma, zombar da inspiração e da expiação, zombar das controvérsias dos cristãos e nos dizer que ninguém realmente crê em toda a Bíblia ou em todos os fatos enumerados na crença. É fácil, repito, fazer isso. Até as crianças podem lançar lama, atirar pedras e fazer barulho. Mas escárnio, lama e barulho não são argumentos. Eu desafio aqueles que zombam do dogma a nos mostrar um caminho mais excelente, a nos mostrar qualquer coisa que faça mais bem ao mundo do que a velha história de Cristo morrendo por nossos pecados e ressuscitando para nossa justificação.

O homem de ciência pode dizer: "Venha comigo e olhe através do meu microscópio ou telescópio, e eu lhe mostrarei coisas com as quais Moisés, Davi e São Paulo nunca sonharam. Você espera que eu acredite no que foi escrito por sujeitos ignorantes como eles?". Mas pode este homem de ciência nos mostrar qualquer coisa através de seu microscópio ou telescópio que possa ministrar a uma mente doente, curar as feridas de um coração partido, satisfazer as necessidades de uma consciência dolorida, fornecer conforto ao enlutado por um marido perdido, esposa, ou criança? Não, de fato! Ele não pode fazer nada disso! Homens e mulheres são feitos de forma assombrosa e maravilhosa. Não somos feitos apenas de cérebro, cabeça, intelecto e razão. Somos criaturas frágeis e moribundas, que têm coração, sentimentos e consciência; e vivemos em um mundo de tristeza, decepção, doença e morte. E o que pode nos ajudar em um mundo como este? Certamente não a ciência sozinha. Nada pode nos ajudar, a não ser a doutrina daquele volume que algumas pessoas chamam de um velho e gasto livro judaico, a Bíblia. Ninguém pode nos ajudar, exceto Aquele que foi colocado na manjedoura de Belém e morreu na cruz para pagar nossa dívida com Deus, e agora está à direita de Deus. Ninguém senão aquele que disse: "Vinham a mim, todos os que estão cansados, e eu os aliviarei" (Mateus 11. 28). Ninguém, exceto Aquele que lançou luz sobre a sepultura e o mundo além dela, e trouxe vida e imortalidade à luz por meio do evangelho e deixou uma marca mais profunda no mundo do que todos os homens de ciência que já viveram, desde os tempos de Pitágoras, Aristóteles e Arquimedes, até Darwin e Huxley nos dias atuais. Sim! Repito, vamos orar para que nossa Igreja seja sempre fiel a seus primeiros princípios, e nunca dê ouvidos àqueles plausíveis e eloquentes apóstolos do livre pensamento, que de bom grado a persuadiriam a jogar fora seus Credos e Artigos como madeira inútil. Belas palavras e fogos de artifício retóricos nunca satisfarão a humanidade, impedirão o mal moral ou alimentarão as almas. Os homens fariam bem em ler aquele impressionante artigo que a Srta. Frances Power Cobbe escreveu na Contemporary Review de dezembro de 1884, e ver que mundo horrível nosso mundo seria se fosse um mundo sem fé ou credo. Nosso tempo não precisa de nada novo. Precisa apenas da proclamação ousada e constante das velhas verdades que foram mantidas no "cenáculo" em Jerusalém.

~

J. C. Ryle (Upper Room, 1888).


Nota:

[1] A substância deste documento foi originalmente entregue como um sermão na consagração da Igreja de St. Agnes, em Liverpool.