Epítome da Filosofia Moral

21.agosto.2023

Epítome da Filosofia Moral (trecho inicial)


I. A Importância do Conhecimento Prévio Sobre Todas as Atividades Honrosas e a Diferença entre Filosofia, Evangelho e a Lei de Deus

É essencial, em primeiro lugar, distinguir entre os tipos de ensinamentos, ou seja, o Evangelho, a Lei de Deus e a Filosofia. A confusão entre esses tipos de ensinamentos pode resultar em terríveis erros. Por outro lado, uma comparação esclarece muito e destaca as verdadeiras virtudes da Filosofia. A maior virtude da Filosofia Moral é que ela compreende e explica corretamente o que realmente faz parte da Lei Divina, isto é, a vontade de Deus. Como Paulo afirmou em Romanos 1, é a Lei de Deus. No entanto, é importante notar que o Evangelho é completamente distinto da Filosofia. A verdadeira função do Evangelho é a promessa divina em que Deus, por meio de Cristo, nos promete gratuitamente o perdão dos pecados, reconciliação, o dom do Espírito Santo e a vida eterna. Essa promessa é revelada divinamente e não é alcançada através do raciocínio, como disse João: "O Filho, que está no seio do Pai, o revelou". A razão por si só não afirma que Deus nos perdoará ou julga que o perdão dos pecados seja gratuito. Essas questões estão completamente além do alcance da razão e são alheias à Filosofia. Por outro lado, a Lei de Deus é um conjunto de ensinamentos que nos instrui sobre o tipo de pessoas que devemos ser e quais obras devemos realizar em relação a Deus e aos nossos semelhantes. Ela nos ensina a buscar uma obediência perfeita a Deus. No entanto, ela não é uma promessa que concede o perdão gratuito dos pecados, nem julga que estamos em paz com Deus quando não cumprimos a lei. Aqueles que entendem a diferença entre a Lei e o Evangelho facilmente perceberão que a Filosofia é completamente diferente de ambos. A Filosofia, de fato, ensina sobre virtudes e ética, mas não promete o perdão dos pecados nem mostra como Deus aceita os indignos. Assim, o Evangelho é algo distinto da Filosofia. A Filosofia não ensina opiniões, mas sim conhecimentos comprovados, que são demonstrações ou suas partes, como princípios ou conclusões. Assim como outras artes têm princípios de demonstração que não podem ser refutados, na Filosofia Moral também existem princípios práticos firmes que resultam em demonstrações sólidas. Devemos, portanto, rejeitar os Acadêmicos que desvalorizam a Filosofia, alegando falta de certeza, assim como fazem na Medicina. A Filosofia, como as outras artes, às vezes recorre a argumentos prováveis, que dependem da avaliação do artista. No entanto, esses argumentos devem estar de acordo com os princípios fundamentais e qualquer coisa que entre em conflito com esses princípios deve ser rejeitada.


A Filosofia Moral é Aceitável para os Cristãos?


A resposta é clara. É evidente que a Filosofia Moral é uma explicação da Lei da Natureza. A Lei da Natureza é verdadeiramente a Lei de Deus, como mencionado em Romanos 1. Portanto, assim como é permitido seguir a Lei da Natureza ou a Lei de Deus, também é permitido seguir a Filosofia no que diz respeito à conduta de vida externa e civil. Não chamamos a Filosofia de uma coleção de opiniões, mas de ensinamentos que possuem demonstrações claras, princípios ou conclusões. Assim como em outras áreas, existem princípios de demonstração em Filosofia Moral que não podem ser refutados. Em resumo, é permitido aos cristãos usar a Filosofia Moral como também é permitido usar a Lei da Natureza ou a Lei de Deus. Além disso, a Bíblia pede que os cristãos pratiquem a educação moral, disciplinando suas ações externas e se acostumando a agir de maneira virtuosa. A Bíblia também exige que os cristãos obedeçam às leis dos governantes, que estão de acordo com a Lei da Natureza, pois ambas derivam da mesma Lei Divina. Portanto, a Filosofia Moral é aceitável para os cristãos. Além disso, a verdade, ou seja, demonstrações em qualquer campo, é um dom de Deus. Portanto, assim como os cristãos podem usar a verdade na Aritmética e na Geometria, também podem usar a verdade, ou seja, as demonstrações, na ética. Por último, os cristãos, assim como outros, se forem ignorantes como crianças em relação à Lei de Deus e à natureza, precisam ser ensinados sobre a Lei para que suas ações externas não contradigam o julgamento natural, como muitas ações imorais cometidas por pessoas ignorantes, como incestos e outras, como mencionado nas descrições de ciclopes e centauros. A natureza humana é inclinada para a licenciosidade, e a ignorância frequentemente resulta em ações que contradizem o julgamento natural.


II. Devemos Obediência às Leis do Governo, com as Quais Esta Filosofia Concorda.


Devemos obedecer às leis do governo, com as quais esta filosofia está em acordo. Caso contrário, as pessoas podem se tornar vítimas das amarras das leis, como vemos nos costumes e religiões humanas. Muitas vezes, elas parecem esquecer as palavras e as leis, obedecendo às suas próprias paixões, ambições, idolatrias, ganâncias e desejos libidinosos. A ignorância alimenta e fortalece essa imprudência nas pessoas. Portanto, não há dúvida de que todos os ignorantes e inexperientes devem ser ensinados sobre a lei, como Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão", etc. Quando a lei é explicada, a lei da natureza também deve ser destacada, já que também é citada e aprovada nas Escrituras, como em Romanos 1. Essa filosofia moral é verdadeiramente uma explicação da lei da natureza, então, assim como é útil para os piedosos obedecer à lei de Deus ou à lei da natureza, também é permitido usar a filosofia moral quando se trata de comportamento externo. Além disso, quando os piedosos acrescentam fé, conhecimento de Cristo e temor de Deus a essa diligência na governança moral e a valorizam por causa de Cristo, suas ações são direcionadas a agradar a Deus e a glorificar Cristo. Portanto, é uma boa ação quando os comportamentos se tornam boas ações e servem ao culto de Deus. Este é o velho princípio que ensina que os pecados cometidos contra a lei da natureza são pecados mortais, assim como os pecados cometidos contra os mandamentos expressos de Deus. Isso prova que essa doutrina sobre a moralidade é aceitável para os cristãos e que possui um valor intrínseco, já que a lei da natureza é uma luz divinamente infundida nas almas e uma testemunha de Deus em nossa natureza, superando outras artes.


III. Beneficia Todos os Estudiosos Dessa Doutrina.


Este tópico é rico em benefícios. Primeiro, contribui para disciplina e educação, que Deus requer, como mencionado anteriormente, da mesma forma que as leis dos governantes contribuem. No entanto, a Filosofia Moral é mais útil nesse sentido, pois não impõe disciplina imediatamente, como as leis, mas, por meio de investigações demoradas, reflexões sobre a ordem da natureza e contemplação da beleza da virtude, ela atrai as mentes e as torna mais gentis, como o ditado: "Os estudos moldam o caráter". Portanto, essas virtudes são propriamente chamadas de "divinas". A moderação é uma delas, que implica não impulsos rápidos ou desordenados, mas sim uma suavidade que governa as ações com gentileza. Essa moderação é descrita de forma encantadora por Menandro, que a descreve como "a doçura da prudência moderada". Assim como em leões e cavalos, a natureza humana frequentemente exibe excelentes qualidades, mas carece dessa suavidade que a educação fornece. A moderação, portanto, é particularmente necessária. Ninguém, de fato, alcança essa moderação sem ser instruído por uma educação liberal e polida.


Segundo, não há dúvida de que os jurisconsultos obtêm grande utilidade dessa filosofia, pois ela contém as fontes do direito, ou seja, os princípios do direito, e a partir daí derivam-se todas as demonstrações usadas na jurisprudência. Portanto, aqueles que estudam direito devem entender bem esta filosofia, pois ignorar esse método leva a muitas opiniões absurdas e interpretações errôneas das leis. Terceiro, esta filosofia é muito útil para oradores, uma vez que oferece muitos ornamentos brilhantes. Advogados e oradores frequentemente usam argumentos e interpretações baseadas nesta filosofia, seja em julgamentos, interpretações de leis ou na mitigação de penalidades, como visto em acordos. Essa filosofia também é útil para o estudo de locais de poder, quando argumentos, interpretações e mitigação das leis são necessários, como em casos de engano, medo ou causas.


Por último, a filosofia moral é de grande utilidade para os teólogos, quando estudada e aplicada com erudição e prudência. Embora o Evangelho tenha seus próprios lugares distintos em relação à lei e à filosofia, como mencionado anteriormente, os teólogos muitas vezes precisam discutir a importância das questões civis, leis, governantes e moralidade na sociedade. Esta filosofia os auxilia muito nesse aspecto, como comprovam muitos escritos desta época. Além disso, mesmo que não haja outros benefícios, o exercício desse gênero de estudo é altamente valioso. Aqueles treinados nessa disciplina desenvolvem uma capacidade de avaliar as virtudes, discernir onde a doutrina cristã se alinha ou não com a filosofia e manter uma distinção adequada. Isso é facilitado se eles estiverem bem versados em ambos os lados, pois podem julgar melhor onde a doutrina cristã e a filosofia concordam ou não.


Finalmente, para as mentes virtuosas, o conhecimento da natureza é uma joia inestimável.


IV. Beneficia os Teólogos na Abordagem de Tópicos Políticos.


Há também um quarto benefício importante: beneficia os teólogos na abordagem de tópicos políticos. Embora o Evangelho tenha lugares distintos em relação à lei e à filosofia, como mencionado anteriormente, os teólogos frequentemente precisam discutir assuntos como a dignidade dos assuntos civis, leis políticas, governantes e moralidade na sociedade. Essa filosofia os ajuda muito nesse aspecto, como evidenciado por muitos escritos desta época. Além disso, mesmo que não haja outros benefícios, o exercício desse gênero de estudo é altamente valioso. Aqueles treinados nessa disciplina desenvolvem uma capacidade de avaliar as virtudes, discernir onde a doutrina cristã se alinha ou não com a filosofia e manter uma distinção adequada. Isso é facilitado se eles estiverem bem versados em ambos os lados, pois podem julgar melhor onde a doutrina cristã e a filosofia concordam ou não.


IV. Utilidade para Teólogos na Discussão de Tópicos Políticos.


Há também um quarto benefício importante: beneficia os teólogos na abordagem de tópicos políticos. Embora o Evangelho tenha lugares distintos em relação à lei e à filosofia, como mencionado anteriormente, os teólogos frequentemente precisam discutir assuntos como a dignidade dos assuntos civis, leis políticas, governantes e moralidade na sociedade. Essa filosofia os ajuda muito nesse aspecto, como evidenciado por muitos escritos desta época. Além disso, mesmo que não haja outros benefícios, o exercício desse gênero de estudo é altamente valioso. Aqueles treinados nessa disciplina desenvolvem uma capacidade de avaliar as virtudes, discernir onde a doutrina cristã se alinha ou não com a filosofia e manter uma distinção adequada. Isso é facilitado se eles estiverem bem versados em ambos os lados, pois podem julgar melhor onde a doutrina cristã e a filosofia concordam ou não.


A própria natureza revela a busca pela compreensão das coisas, sejam elas terrenas, animadas ou celestiais. Quanto mais desejável é a compreensão de nossas próprias almas e das coisas mais excelentes e belas da natureza. Ou seja, como a própria natureza nos chama para a virtude e como as causas das virtudes estão impressas nas mentes humanas e nos conhecimentos que deram origem a todas as leis das cidades e governam todos os deveres honrados.


Qual é a Diferença Entre as Leis dos Magistrados, os Livros de Aconselhamento e as Discussões Inteiras dos Filósofos?


As leis dos magistrados e os livros de aconselhamento contêm preceitos simples sem causas ou razões. Mas a filosofia procura demonstrações e causas dos preceitos estabelecidos na natureza. Assim como nas outras artes, primeiro são apresentados os princípios gerais, depois são buscadas as causas ou razões. Portanto, na doutrina moral, é benéfico primeiro aprender os livros de aconselhamento, como o Decálogo, em particular, e depois outros do mesmo tipo, como os de Hesíodo ou Fócilo. Posteriormente, as demonstrações são compreendidas mais facilmente. No entanto, para uma compreensão completa, é necessário ter uma educação liberal que envolva muitos exercícios, para que a prática aguce o julgamento, como Platão disse: "Devemos ser bem treinados desde a juventude". Além disso, a lei divina não apenas contém muitos exercícios e cerimônias, mas também inclui penalidades políticas e calamidades comuns para a humanidade, com as quais Deus nos adverte e nos une, como o Salmo declara: "Tu os restringirás com freios e rédeas".


Qual é o Fim do Homem?


Até agora, apresentamos preâmbulos sobre esse assunto para distingui-lo do Evangelho e entender o que precisa ser comprovado e quais são suas utilidades. Agora, começamos a própria doutrina. A primeira questão é sobre o fim, porque, assim como a filosofia natural busca as causas das coisas, a filosofia moral busca principalmente o fim do homem. Portanto, para conhecer a natureza do homem, a doutrina moral também é necessária, pois a compreensão completa de qualquer coisa exige a investigação de todas as suas causas. Além disso, é apropriado para mentes eruditas considerar aqui que a doutrina moral se origina da filosofia natural, uma vez que, assim como outras naturezas buscam suas finalidades, como o Sol é impelido a seguir sua trajetória com movimento veloz, era necessário que os seres humanos tivessem um desejo ardente de atingir esse fim, ou seja, para iluminar o conhecimento de Deus e obedecer a Deus. Não se pode pensar em nada mais belo para a natureza humana do que se ela fosse iluminada por um conhecimento firme e distinto de Deus, e se houvesse harmonia, de modo que todas as faculdades do homem obedecessem a Deus. No entanto, a natureza humana foi corrompida pela doença da origem, a compreensão de Deus foi obscurecida e seguiu-se a desobediência. Ainda assim, o fim para o qual fomos criados permanece, e algum conhecimento da lei persiste. A razão humana, em particular, possui o conhecimento de Deus impresso nela, o que a leva a entender que Deus é o criador e que ele é justo e o vingador dos pecados, e que, acima de tudo, é preciso obedecer a Deus. Portanto, o mesmo fim do homem deve ser estabelecido de acordo com a lei divina e a verdadeira filosofia. Portanto, os estoicos estavam certos em dizer que todas as coisas têm a lei como sua causa, exceto os homens, que têm a Deus como sua causa, ou seja, para que Deus seja conhecido por meio dos homens, para que possamos apresentar o conhecimento de Deus à sociedade humana, para que a justiça de Deus seja declarada em ambos os lados, para que Deus seja reconhecido em ambos os lados. Os poetas também expressam a mesma ideia, como aquela citada por Paulo nos Atos dos Apóstolos. Mas, de acordo com o Evangelho, o fim é conhecer Cristo, o Filho de Deus, receber a misericórdia oferecida e glorificar a Deus e obedecer a ele. Como mencionado anteriormente, há uma diferença entre a lei e o Evangelho, mas o Evangelho inclui o fim proposto pela lei. Assim, embora o Evangelho pregue o conhecimento de Cristo, ele também abraça o fim estabelecido na lei. Portanto, as mentes virtuosas devem considerar o que é necessário para alcançar e adornar esse fim. Devemos nos esforçar ao máximo para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste". Devemos buscar esse fim com todo o nosso coração, para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste".


O que é o Fim do Homem, de Acordo com o Evangelho?


Até agora, apresentamos preâmbulos sobre esse assunto para distingui-lo do Evangelho e entender o que precisa ser comprovado e quais são suas utilidades. Agora, começamos a própria doutrina. A primeira questão é sobre o fim, porque, assim como a filosofia natural busca as causas das coisas, a filosofia moral busca principalmente o fim do homem. Portanto, para conhecer a natureza do homem, a doutrina moral também é necessária, pois a compreensão completa de qualquer coisa exige a investigação de todas as suas causas. Além disso, é apropriado para mentes eruditas considerar aqui que a doutrina moral se origina da filosofia natural, uma vez que, assim como outras naturezas buscam suas finalidades, como o Sol é impelido a seguir sua trajetória com movimento veloz, era necessário que os seres humanos tivessem um desejo ardente de atingir esse fim, ou seja, para iluminar o conhecimento de Deus e obedecer a Deus. Não se pode pensar em nada mais belo para a natureza humana do que se ela fosse iluminada por um conhecimento firme e distinto de Deus, e se houvesse harmonia, de modo que todas as faculdades do homem obedecessem a Deus. No entanto, a natureza humana foi corrompida pela doença da origem, a compreensão de Deus foi obscurecida e seguiu-se a desobediência. Ainda assim, o fim para o qual fomos criados permanece, e algum conhecimento da lei persiste. A razão humana, em particular, possui o conhecimento de Deus impresso nela, o que a leva a entender que Deus é o criador e que ele é justo e o vingador dos pecados, e que, acima de tudo, é preciso obedecer a Deus. Portanto, o mesmo fim do homem deve ser estabelecido de acordo com a lei divina e a verdadeira filosofia. Portanto, os estoicos estavam certos em dizer que todas as coisas têm a lei como sua causa, exceto os homens, que têm a Deus como sua causa, ou seja, para que Deus seja conhecido por meio dos homens, para que possamos apresentar o conhecimento de Deus à sociedade humana, para que a justiça de Deus seja declarada em ambos os lados, para que Deus seja reconhecido em ambos os lados. Os poetas também expressam a mesma ideia, como aquela citada por Paulo nos Atos dos Apóstolos. Mas, de acordo com o Evangelho, o fim é conhecer Cristo, o Filho de Deus, receber a misericórdia oferecida, glorificar a Deus e obedecer a Ele. Como mencionado anteriormente, há uma diferença entre a lei e o Evangelho, mas o Evangelho inclui o fim estabelecido pela lei. Portanto, embora o Evangelho pregue o conhecimento de Cristo, ele também abraça o fim estabelecido na lei. Portanto, as mentes virtuosas devem considerar o que é necessário para alcançar e adornar esse fim. Devemos nos esforçar ao máximo para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste". Devemos buscar esse fim com todo o nosso coração, para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste".


O que é o Fim do Homem, de Acordo com o Evangelho?


Até agora, apresentamos preâmbulos sobre esse assunto para distingui-lo do Evangelho e entender o que precisa ser comprovado e quais são suas utilidades. Agora, começamos a própria doutrina. A primeira questão é sobre o fim, porque, assim como a filosofia natural busca as causas das coisas, a filosofia moral busca principalmente o fim do homem. Portanto, para conhecer a natureza do homem, a doutrina moral também é necessária, pois a compreensão completa de qualquer coisa exige a investigação de todas as suas causas. Além disso, é apropriado para mentes eruditas considerar aqui que a doutrina moral se origina da filosofia natural, uma vez que, assim como outras naturezas buscam suas finalidades, como o Sol é impelido a seguir sua trajetória com movimento veloz, era necessário que os seres humanos tivessem um desejo ardente de atingir esse fim, ou seja, para iluminar o conhecimento de Deus e obedecer a Deus. Não se pode pensar em nada mais belo para a natureza humana do que se ela fosse iluminada por um conhecimento firme e distinto de Deus, e se houvesse harmonia, de modo que todas as faculdades do homem obedecessem a Deus. No entanto, a natureza humana foi corrompida pela doença da origem, a compreensão de Deus foi obscurecida e seguiu-se a desobediência. Ainda assim, o fim para o qual fomos criados permanece, e algum conhecimento da lei persiste. A razão humana, em particular, possui o conhecimento de Deus impresso nela, o que a leva a entender que Deus é o criador e que ele é justo e o vingador dos pecados, e que, acima de tudo, é preciso obedecer a Deus. Portanto, o mesmo fim do homem deve ser estabelecido de acordo com a lei divina e a verdadeira filosofia. Portanto, os estoicos estavam certos em dizer que todas as coisas têm a lei como sua causa, exceto os homens, que têm a Deus como sua causa, ou seja, para que Deus seja conhecido por meio dos homens, para que possamos apresentar o conhecimento de Deus à sociedade humana, para que a justiça de Deus seja declarada em ambos os lados, para que Deus seja reconhecido em ambos os lados. Os poetas também expressam a mesma ideia, como aquela citada por Paulo nos Atos dos Apóstolos. Mas, de acordo com o Evangelho, o fim é conhecer Cristo, o Filho de Deus, receber a misericórdia oferecida, glorificar a Deus e obedecer a Ele. Como mencionado anteriormente, há uma diferença entre a lei e o Evangelho, mas o Evangelho inclui o fim estabelecido pela lei. Portanto, embora o Evangelho pregue o conhecimento de Cristo, ele também abraça o fim estabelecido na lei. Portanto, as mentes virtuosas devem considerar o que é necessário para alcançar e adornar esse fim. Devemos nos esforçar ao máximo para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste". Devemos buscar esse fim com todo o nosso coração, para conhecer a Deus, obedecer a ele e manifestar sua glória, como Cristo disse: "Deixe a sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai celeste".




~



Philipp Melanchthon

Philosophiae Moralis Epitome (Epítome da Filosofia Moral), 1543.