Fragmentos de Vitor de Cápua

24.março.2023

Fragmentos de Vitor de Cápua [1].


1. Mateus testifica que o Senhor disse que Moisés escreve que Adão falou assim: "Ora, isto é um osso dos meus ossos, carne da minha carne, por causa disso um homem deixará (seu) pai e mãe, etc." (Mateus 19. 5). Mas as palavras do Senhor não concordam com os discursos de Moisés. Pois, porque Adão, mostrando deferência, profetizou por inspiração divina, ele foi relatado por Moisés como tendo dito isso; contudo, Deus, que formou essas palavras no coração de Adão por inspiração divina, o próprio pai foi relatado corretamente pelo Senhor por ter falado. Pois tanto Adão produziu esta profecia quanto o pai, que a inspirou, é corretamente dito ter produzido [2].


2. O mesmo para estas palavras de Cristo: "Vocês beberão Meu cálice", etc. (Mateus 20. 23).


Por esse tipo de bebida, ele quer dizer a paixão que Tiago realmente deveria aperfeiçoar mais recentemente pelo martírio, mas seu irmão João partiu sem martírio, embora ele também tenha resistido a muitas aflições e exílios, mas Cristo julgou a mente preparada para o martírio como um mártir. Pois o apóstolo Paulo disse, "eu morro diariamente"; porquanto é impossível para uma pessoa morrer diariamente, em sua morte pela qual esta vida termina uma vez. Mas como para o evangelho ele está continuamente preparado para a morte, ele testemunhou sobre si mesmo para morrer diariamente sob esse significado. Também é lido que o bem-aventurado João foi mergulhado em um tanque de óleo fervente em nome de Cristo [3].


3. O mesmo no início do evangelho segundo Marcos.


Razoavelmente, os evangelistas usaram diferentes começos, embora o único e o mesmo objetivo da evangelização seja representado. Mateus, ao escrever aos hebreus, compôs a ordem da genealogia de Cristo, para que ele mostrasse que Cristo descendia dessa descendência, da qual todos os profetas haviam predito que Ele nasceria. Mas João, baseado em Éfeso, fez o início do evangelho a partir da razão da nossa redenção, de nós que dos gentios, por assim dizer, não conhecíamos a lei, razão pela qual é evidente que Deus quis que Seu filho se encarnasse para nossa salvação. Lucas, porém, partiu do sacerdote Zacarias para que declarasse a divindade de Cristo aos gentios pelo milagre do nascimento de seu filho e pelo ofício de tantos pregadores. A partir do qual Marcos também declara as antigas qualificações do mistério profético da vinda de Cristo, de modo que sua pregação provou não ser nova, mas proferida desde os tempos antigos ou relato disso. Os evangelistas estavam preocupados em usar introduções, que cada um decidiu expor isso para os ouvintes. Assim, nada é encontrado em contrário onde, mesmo para diferentes escritos, chega-se à mesma base.


4. O mesmo nisto: "Não quero chamar seus amigos, mas os pobres e fracos", etc. (Lucas 14. 12-13).


Ele ensina que não devem ser chamados para uma refeição os amigos, mas os doentes. Mas se o coxo ou qualquer um deles for um amigo, sem dúvida tal é pelo menos chamado de amizade, onde esses comandos quase parecem se opor. Pois se não os amigos, mas os coxos e cegos devem ser convidados, isso afetaria aqueles que são amigos também, então não devemos de forma alguma chamar. Mas, decido entender primeiro a dever-lhes neste lugar quem deste estimaria as considerações terrenas, não em vista da contemplação divina. Estes são, portanto, amigos a serem deixados.


Assim, ele propôs exemplos de fraqueza, que não podemos necessariamente desejar, a menos que tanto pelo fruto da recompensa eterna.


5. O mesmo nisto: "Completei a obra que Me deste para fazer" (João 17. 4).


Como ele comemora o cumprimento da obra de salvação humana quando ainda não havia escalado o estandarte da cruz? Mas pela determinação de Sua vontade, pela qual Ele decidiu passar por todas as marcas da venerável paixão, Ele quer dizer corretamente que Ele mesmo completou o trabalho.


~

Policarpo de Esmirna (atribuído).


Notas:

[1] Talvez a discussão mais acessível dos fragmentos pseudo-Policarpo junto com o texto latino (mas sem tradução) pode ser encontrada em J. B. Lightfoot, The Apostolic Fathers: S. Ignatius, S. Polycarp (1889; repr. Hendricksons, 1989) , vol.3 pt.2, pp.419-422.

[2] A parte estranha sobre este fragmento é que Mateus 19.5 não inclui a citação do trecho "osso dos meus ossos e carne da minha carne" de Gênesis 2. 23.

[3] O detalhe de João sendo mergulhado em óleo fervente é geralmente conjecturado como tendo ocorrido no início perdido dos Atos de João apócrifos do final do século II e geralmente tem sido responsável pelo ceticismo da atribuição a Policarpo.