A segurança dos virtuosos

03.novembro.2019

A segurança dos virtuosos

"Ninguém os arrancará da minha mão". João 10. 28.


A Ti, Deus Todo-Poderoso e verdadeiro, Pai eterno de nosso Senhor Jesus Cristo, criador do céu e da terra, e de todas as criaturas, juntamente com Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo - a Ti, sábio, bom, verdadeiro Deus, justo, compassivo, puro, gracioso, agradecemos por ter sustentado a Igreja até agora nessas terras, e graciosamente lhe concedido proteção e cuidado; Te louve por toda a eternidade.


Nestas nossas assembleias, tenho muitas vezes proferido tanto admoestações como reprovações, que espero que a maioria de vocês se lembre. Mas como devo presumir que agora os corações de todos estão angustiados com uma nova dor devido à guerra em nosso bairro, esta época parece exigir uma palavra de consolo. E, como costumamos dizer, "onde há dor, há que se bater palmas", não consegui decidir falar sobre outro assunto nesta tão grande aflição. Não duvido que vocês mesmos busquem conforto nas declarações divinas, mas trarei algumas coisas coletadas delas, pois sempre aquilo sobre o qual pensamos se torna mais precioso quando ouvimos que se prova salutar também para os outros. E como discursos longos são pesados em tempos de tristeza e luto, apresentarei sem demora aquele conforto que é o mais eficaz.


Nossas dores são melhor suavizadas quando algo bom e benéfico, especialmente alguma ajuda para uma saída feliz, se apresenta. Todos os outros tópicos de consolo, como os que os homens tomam emprestados da inevitabilidade do sofrimento e dos exemplos dos outros, não nos trazem grande alívio. Mas o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que foi crucificado por nós e ressuscitou, e agora está sentado à direita do Pai, nos oferece ajuda e libertação, e manifestou essa disposição em muitas declarações. Agora falarei das palavras: "Ninguém poderá arrebatar as minhas ovelhas da minha mão". Essa expressão muitas vezes me levantou das mais profundas tristezas e me tirou, como que, do inferno.


Os homens mais sábios de todos os tempos lamentaram a grande quantidade de miséria humana que vemos com nossos próprios olhos antes de passarmos para a eternidade - doenças, morte, falta, nossos próprios erros, pelos quais trazemos dano e punição sobre nós mesmos, homens hostis, infidelidade por parte daqueles com quem estamos intimamente conectados, banimento, abuso, deserção, crianças miseráveis, conflitos públicos e domésticos, guerras, assassinato e devastação. E uma vez que tais coisas parecem acontecer tanto com bons quanto com maus sem distinção, muitos homens sábios perguntaram se havia alguma Providência, ou se o acaso fazia tudo acontecer independentemente de um propósito divino? Mas nós na Igreja sabemos que a primeira e principal causa da aflição humana é esta, que por causa do pecado, o homem é feito sujeito à morte e outras calamidades, o que é muito mais veemente na Igreja, porque o diabo, devido ao ódio a Deus, faz ataques temíveis à Igreja e se esforça para destruí-la completamente.


Por isso está escrito: "Porei inimizade entre você e a mulher, e entre a sua semente e a semente dela". E Pedro diz: "O diabo, seu adversário, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar".


Porém, Deus não nos fez conhecer em vão as causas da nossa miséria. Não devemos apenas considerar a grandeza da nossa necessidade, mas também discernir as causas dela e reconhecer a Sua justa ira contra o pecado, para que, por outro lado, possamos perceber o Redentor e a grandeza da Sua compaixão; e como testemunhas disso, Ele acrescenta a ressurreição de homens mortos e outros milagres.


Portanto, devemos banir dos nossos corações as opiniões incrédulas que imaginam que os males nos acontecem por mero acaso ou por causas físicas.


Mas quando considera as feridas no seu próprio círculo de relações, ou dá uma olhada nas desordens públicas no Estado, que de novo afligem também o indivíduo (como diz Sólon [1]: "A corrupção geral penetra até na sua morada tranquila"), então pensa, primeiro, nos seus próprios pecados e nos pecados dos outros e na justa ira de Deus; e, segundo, pondera a raiva do diabo, que solta o seu ódio principalmente na Igreja.


Em todos os homens, mesmo nos melhores, há uma grande escuridão. Não vemos quão grande mal é o pecado, nem nos consideramos tão vergonhosamente contaminados. Em particular, elogiamos a nós mesmos, porque professamos uma doutrina melhor sobre Deus. Contudo, resignamo-nos a um sono descuidado, ou mimamos cada um os seus próprios desejos; a nossa impureza, as desordens da Igreja, a necessidade dos irmãos, não nos enchem de dor; a devoção é sem fogo e fervor; o zelo pela doutrina e disciplina enfraquece, e não poucos são os meus pecados, e os seus, e os de muitos outros, por causa dos quais tais punições são lançadas sobre nós.


Portanto, vamos aplicar nossos corações ao arrependimento e dirigir nossos olhos ao Filho de Deus, em relação ao qual temos a certeza de que, após o maravilhoso conselho de Deus, Ele é colocado sobre a família humana, para ser o protetor e preservador de Sua Igreja.


Não percebemos plenamente nossa miséria ou nossos perigos, ou a fúria dos inimigos, até depois de eventos de extraordinária tristeza. Ainda assim, devemos refletir desta forma: deve existir grande necessidade e um medo terrível e uma fúria de inimigos, uma vez que foi nos dado um protetor tão poderoso, o próprio Filho de Deus. Quando Ele diz: "Ninguém tirará as minhas ovelhas da minha mão", Ele indica que não é um espectador ocioso do sofrimento, mas que há uma luta poderosa e incessante ocorrendo. O diabo incita seus instrumentos a perturbar a Igreja ou o Estado político, para que uma confusão sem limites possa entrar, seguida de uma desolação pagã. Mas o Filho de Deus, que detém em Suas mãos, como que, a congregação daqueles que invocam Seu nome, rejeita os diabos com Seu poder infinito, conquista e os expulsa dali, e um dia os aprisionará no cárcere do inferno, e os punirá por toda a eternidade com dores terríveis. Este conforto devemos manter firme em relação à Igreja inteira, assim como cada um em relação a si mesmo.


Se, nestes tempos de conflito e guerra, vemos Estados se inflamarem e cairem em ruína, então olhemos para o Filho de Deus, que está no conselho secreto da divindade e guarda Seu pequeno rebanho e carrega os cordeiros fracos, como que em Suas próprias mãos. Esteja convencido de que, por Ele, você também será protegido e sustentado.


Portanto, alguns, mal instruídos, exclamam: "Realmente, eu gostaria de me recomendar a um guardião assim, mas somente suas ovelhas Ele preserva. Se eu também sou contado nesse rebanho, não sei". Contra essa dúvida, devemos lutar com a maior energia, pois o próprio Senhor nos assegura, neste mesmo trecho, que todos que "ouvem e com fé recebem a voz do evangelho são suas ovelhas"; e Ele diz expressamente: "Se alguém me ama, guardará as minhas palavras, e meu Pai o amará, e viremos a Ele e faremos n'Ele morada". Essas promessas do Filho de Deus, que não podem ser abaladas, devemos apropriar-nos delas com confiança. E você não deve se excluir desse rebanho abençoado, que tem origem na justiça do evangelho, por meio de suas dúvidas. Não distinguem corretamente entre a lei e o evangelho aqueles que, por serem indignos, não se consideram entre as ovelhas. Mas, pelo contrário, essa é a consolação que nos é oferecida: somos aceitos "por causa do Filho de Deus", verdadeiramente, sem mérito próprio, não por causa de nossa própria justiça, mas pela fé, porque somos indignos, impuros e estamos longe de ter cumprido a lei de Deus. Além disso, há uma promessa universal na qual o Filho de Deus diz: "Venham a Mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu os aliviarei".


O Pai eterno ordena que ouçamos seriamente o Filho, e é a maior de todas as transgressões se O desprezamos e não aprovamos Sua voz. Isso é o que cada um deve considerar frequentemente e diligentemente, e encontrar graça nesta disposição do Pai, revelada através do Filho.


Embora, em meio a tantas perturbações, muitos espetáculos dolorosos encontrem seus olhos, e a Igreja seja dividida pela discórdia e pelo ódio, e diversas necessidades públicas domésticas sejam acrescentadas a isso, não deixe que o desespero o domine, mas saiba que você tem o Filho de Deus como guardião e protetor, que não permitirá que nem a Igreja, nem você, nem sua família sejam arrancados de Sua mão pela fúria do diabo.


Com todo o meu coração, eu imploro, portanto, ao Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que, tendo sido crucificado por nós e ressuscitado, está sentado à direita do Pai, que abençoe os homens com seus dons, e a Ele eu peço que proteja e governe esta pequena igreja e a mim nela. Em meio a este grande fogo, quando todo o mundo está em chamas, eu não vejo outra confiança segura. Cada um tem suas próprias esperanças e cada um busca repousar em algo diferente com sua compreensão, mas, por melhor que seja, ainda é uma consolação muito melhor e, sem dúvida, mais eficaz, buscar refúgio no Filho de Deus e esperar ajuda e livramento d'Ele.


Tais desejos não serão em vão. Pois é para este fim que somos carregados com tais perigos, para que em eventos e ocorrências que para a prudência humana são um enigma inexplicável, possamos reconhecer a bondade infinita e a presença de Deus, que por amor a Seu Filho e através d'Ele, nos oferece ajuda. Deus será reconhecido em tal libertação, assim como na libertação dos primeiros pais, que após a queda, quando foram abandonados por todas as criaturas, foram sustentados apenas pela ajuda de Deus. Assim também a família de Noé durante o dilúvio, assim também os israelitas foram preservados quando no Mar Vermelho ficaram entre as paredes de água. Esses exemplos gloriosos são colocados diante de nós para que possamos saber que, da mesma forma, a Igreja muitas vezes é preservada sem a ajuda de qualquer ser criado. Muitos em todos os tempos experimentaram tal libertação divina e apoio em seus perigos pessoais, como diz Davi: "Porque meu pai e minha mãe me desampararam, mas o Senhor me acolheu". E em outro lugar Davi diz: "Ele liberta o aflito que não tem ajudador". Mas para que possamos participar dessas bênçãos tão grandes, a fé e a devoção devem ser acendidas dentro de nós, como está escrito: "Em verdade lhes digo!". Da mesma forma, nossa fé deve ser exercida para que, antes da libertação, oremos por ajuda e esperemos por ela, descansando em Deus com uma certa serenidade de alma, e que não devemos nutrir dúvidas contínuas e murmúrios melancólicos em nossos corações, mas constantemente colocar diante de nossos olhos a admoestação de Deus: "A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o seu coração e a sua mente", ou seja, devemos ser tão consolados em Deus, em tempos de perigo, que nossos corações, fortalecidos pela confiança na piedade e presença de Deus, possam esperar pacientemente pela ajuda e libertação, e manter tranquilamente a serenidade pacífica que é o começo da vida eterna e sem a qual não pode haver verdadeira devoção.


A desconfiança e a dúvida produzem um ódio sombrio e terrível em relação a Deus, e esse é o começo dos tormentos eternos e uma raiva como a do diabo.


Agora, você deve se proteger contra essas ondas na alma e essas agitações tempestuosas e, pela meditação nas preciosas promessas de Deus, manter e estabelecer o seu coração.


Verdadeiramente, estes tempos não permitem a segurança habitual e a embriaguez habitual do mundo, mas exigem que com gemidos sinceros clamemos por ajuda, como o Senhor diz: "Vigiem e orem, para que não entrem em tentação", para que não sejamos vencidos pelo desespero e caiamos na destruição eterna. É necessário sabedoria para discernir os perigos da alma, assim como o meio de protegê-la. As almas são perdidas tanto quando, em segurança epicurista, desprezam a ira de Deus quanto quando são vencidas pela dúvida e abatidas pela ansiedade e essas transgressões agravam o castigo. Os piedosos, por outro lado, que, pela fé e devoção, mantêm seus corações erguidos e próximos a Deus, desfrutam do começo da vida eterna e obtêm alívio da angústia geral.


Portanto, imploramos a Ti, Filho de Deus, Senhor Jesus Cristo, que, tendo sido crucificado e ressuscitado por nós, estás presente no conselho secreto da Divindade e intercedes por nós, e disseste: "Venham a Mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu os aliviarei". Eu Te chamo e Te suplico com todo o meu coração, de acordo com a Tua infinita compaixão, que nos perdoe os nossos pecados. Tu sabes que, em nossa grande fraqueza, não somos capazes de suportar o fardo da nossa aflição. Portanto, concede-nos ajuda em nossas necessidades privadas e públicas; sê nosso abrigo e protetor, sustenta as igrejas nessas terras e tudo o que serve para sua defesa e proteção.

~

Philipp Melanchthon (The World's Great Sermons. Volume 1. Organizado por: Greenville Kleiser, 1908).


Notas: 

[1] Sólon (638 a.C. – 558 a.C.).