Causa do pecado e contingência 1521, 1535, 1543

27.agosto.2023

Causa do pecado e contingência 1521, 1535, 1543

Os seres humanos foram criados por Deus para entenderem números e ordens, e, quando confrontados com a diversidade, esses números e ordens os ajudam.





1535

Sobre a Causa do Mal e Contingência.


Aqui surgem duas questões importantes e desafiadoras. A primeira trata da causa do pecado, e a segunda aborda a natureza do pecado em si. Vamos começar discutindo a causa do pecado. É crucial entender que, quando ficar evidente que Deus não é a causa do pecado, será mais fácil considerar a ideia de contingência, ou seja, que nem tudo ocorre de forma necessária e absoluta. Essa questão tem sido debatida há muito tempo na igreja e se torna ainda mais complexa, pois afirmamos anteriormente que Deus não apenas criou todas as coisas, mas também as sustenta, dando vida e movimento a elas. Se a natureza só pode agir quando Deus a move constantemente, parece implicar que Deus seria o autor do pecado. Essas questões não podem ser totalmente esclarecidas, pois, assim como a razão humana não pode compreender completamente a própria criação, também não consegue perceber totalmente como ocorre o governo das coisas. Isso se deve à natureza misteriosa e além da nossa compreensão desses processos. No entanto, é essencial manter esses pontos por causa do testemunho das Escrituras. Em primeiro lugar, devemos afirmar pela fé que Deus está presente nas coisas, preservando-as, e essa presença de Deus nas coisas é percebida pela fé através da palavra de Deus. A Escritura ensina que a causa do pecado não é Deus, mas a vontade do Diabo e do homem. Diversos versículos são citados para corroborar esse ponto, como a descrição da criação em Gênesis, a afirmação de que Deus não deseja impiedade no Salmo e a atribuição do Diabo como pai da mentira por Cristo. Mesmo que haja outros versículos que possam ser questionados, uma análise sábia revela que eles também se aplicam a essa causa. Por exemplo, quando Paulo afirma em Romanos 5:12 que o pecado entrou no mundo por meio de um homem, ou em 1 Timóteo 2:4, onde Deus deseja que todos os homens sejam salvos. Essa visão de que a vontade deficiente do Diabo ou do homem em agir e resistir ao que é proibido por Deus é a causa do pecado é segura e está alinhada com as Escrituras. Mesmo que pessoas perspicazes queiram explorar mais a fundo, em minha opinião, isso não traz benefícios significativos. Coletar muitas ideias absurdas e inexplicáveis, muitas vezes, apenas perturba mentes ignorantes e frágeis.


Além disso, surge a questão de saber se o pecado é uma realidade positiva, ou seja, se é a própria ação ou qualidade da natureza, ou se significa propriamente um defeito na natureza ou em alguma ação. Geralmente, as respostas a essa pergunta afirmam que o pecado propriamente significa um defeito na natureza ou na ação. Essa explicação é considerada mais fácil de compreender para evitar que Deus seja considerado o autor do pecado. Nesse contexto, o pecado não representa uma realidade positiva, mas sim um defeito. Esse defeito é atribuído à própria vontade, que é deficiente e não resistente ao que deveria resistir, caindo em outro por causa dessa deficiência. Embora essa explicação não abranja completamente a complexidade dessa questão, é útil compreender que o pecado propriamente significa um defeito. Esse defeito pode estar presente na natureza, como uma espécie de doença contínua, como a concupiscência e a incredulidade, ou pode manifestar-se em ações específicas, como desconfiar, odiar ou ficar irritado com Deus. Essa manifestação do pecado é chamada de pecado natural, referindo-se à qualidade inerente da natureza ou à ação em si.


Agora, abordarei novamente a primeira questão sobre a contingência. A dúvida aqui é como a contingência pode existir, uma vez que Deus não apenas providencia tudo, mas também preserva e determina a contingência. Isso sugere que todas as coisas devem ocorrer necessariamente, já que o conhecimento de Deus é infalível, e nada pode ocorrer contra o decreto divino. No entanto, é crucial considerar a causa do pecado. Uma vez estabelecido que Deus não é o autor do pecado, mas sim a vontade do diabo e do homem, torna-se evidente que nem tudo acontece de maneira necessária com uma necessidade absoluta. Isso ocorre porque, como o pecado tem origem na vontade do diabo e do homem, nossas vontades não foram criadas, aprovadas ou coagidas por Deus de maneira absolutamente necessária. Na verdade, antes do pecado, nossa vontade era livre. No entanto, essa liberdade da vontade é a razão subjacente à contingência das ações.


Agora, estamos discutindo a contingência de nossas ações. Essa explicação sobre a causa do pecado é bastante clara e deve ser contrastada com outras visões que eliminam completamente a ideia de contingência, causando, por vezes, confusão em mentes curiosas. Além disso, é reconhecido que a Escritura atribui ao homem alguma escolha e liberdade mesmo após o pecado, especialmente em questões relacionadas à razão humana para promover a justiça civil. Deus deseja que os seres humanos sejam guiados pela lei, chamando para isso uma certa sabedoria e justiça civil. Da mesma forma como Deus criou a natureza como um todo, ele também instituiu esse dom ou modo de agir da natureza, ou seja, a liberdade. Como mencionado anteriormente, a liberdade é a causa da contingência. Portanto, o que é feito de forma livre e contingente, Deus mesmo prevê e determina como são. Devemos resistir à tentação de negar essa razão e reconhecer a liberdade como um presente de Deus e uma obra divina na natureza.


Dessa forma, concluímos que a contingência existe. Mesmo que Deus determine a contingência, isso é feito de tal maneira que não compromete a liberdade, pois é um modo de agir estabelecido e concedido pela própria natureza. Manter uma visão simples sobre esse assunto é suficiente. Assim como a criação não pode ser totalmente compreendida por nenhuma criatura, essas questões sobre a liberdade e contingência também estão além de uma compreensão completa, pois a liberdade permanece, mesmo quando Deus determina a contingência. Esses conceitos fazem parte da compreensão da criação. Argumentações excessivamente complexas podem levar a conclusões absurdas e inexplicáveis, causando mais confusão do que esclarecimento, principalmente para mentes menos experientes.




1543

Todos os sábios têm se maravilhado com a grande ordem da natureza em muitas coisas, mas ao mesmo tempo, no gênero humano, há tanta confusão, pecados, calamidades, doenças e morte. Os filósofos, em parte, atribuem essas causas à matéria, em parte à vontade humana, em parte ao destino, que eles chamam de "Natureza", como se fosse uma causa necessária, conectando a primeira causa e todas as causas subsequentes, físicas e de vontade. E os maniqueístas, surgidos de uma filosofia corrupta, incitaram furores terríveis, blasfêmias contra Deus e condutas prejudiciais, debatendo sobre dois deuses, o bom e o mau, e sobre a necessidade. E a igreja daqueles tempos antigos também foi bastante perturbada por essa questão, sobre a causa do mal e a contingência. Mas é dever de uma mente piedosa pensar e falar com reverência sobre Deus, segurando opiniões verdadeiras, piedosas e honestas, aprovadas pelos graves julgamentos dos piedosos na igreja, e manter uma vida justa. Não é para buscar infinitos labirintos de disputas por curiosidade ou desejo de argumentação.


E esta é a verdadeira e piedosa opinião, que deve ser mantida com todo o coração, de que Deus não é a causa do pecado, que Ele não quer o pecado, que Ele não impulsiona a vontade para pecar, que Ele não aprova o pecado, mas sim, Ele se ira verdadeiramente com o pecado, como Seu constante aviso por meio de Sua palavra e as frequentes punições e calamidades do mundo declaram. Na verdade, o Filho de Deus revela Sua ira contra o pecado de maneira mais impactante, visto que Ele apareceu para ser uma vítima pelo pecado, mostrando que o diabo é o autor do pecado e aplacando a ira do Pai com Sua morte.


Portanto, Deus não é a causa do pecado, o pecado não é uma coisa projetada ou ordenada por Deus, mas é uma destruição terrível da obra e da ordem divina.


As causas do pecado são a vontade do diabo e a vontade do homem, que se afastaram voluntariamente de Deus, não querendo nem aprovando essa aversão. Eles erram fora da ordem em relação aos objetos, contra o mandamento de Deus, como Eva, que afastou sua vontade da voz de Deus e vagou fora da ordem, prendendo-se à maçã.


Embora pessoas perspicazes coletem muitas coisas intrincadas aqui, nós, deixando de lado as artimanhas das disputas, abraçamos e mantemos de todo o coração a verdadeira opinião que eu declarei. E isso apesar de não conseguirmos resolver todas as sutilezas que são apresentadas contra ela. As evidências para essa opinião são as seguintes:


Testemunhos


Gênesis 1: Deus viu tudo o que havia feito, e era muito bom; isto é, agradável a Deus, ordenado e adequado à ordem na mente divina e útil para os usos futuros da humanidade.


A causa do pecado, que não é benéfica para o homem, foi criada. Salmo 5: "Pois Tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade"; ou seja, Deus verdadeiramente, não de forma simulada, odeia o pecado. João 8: "Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". Pai, ou seja, a fonte primordial e a causa da mentira. Cristo distingue a mentira da substância, como se dissesse: A substância, na verdade, é dada a ele de outro lugar. Pois todos os anjos foram criados por Deus, e alguns deles caíram mais tarde. O Diabo tem algo que lhe é próprio, não dado por Deus, ou seja, a mentira, que é o pecado que a livre vontade do Diabo gerou. E isso não entra em conflito, como explicaremos mais adiante, com o fato de que a substância é criada e sustentada por Deus e que, no entanto, a vontade do Diabo e a vontade do homem são as causas do pecado. Pois a vontade poderia abusar de sua liberdade e se afastar de Deus.


Zacarias 8: "Nem imaginais o mal em vosso coração; não ameis o juramento falso; porque todas estas coisas são as que eu odeio, diz o Senhor". Portanto, uma vez que não existe um ódio simulado pelo pecado na vontade divina, não se deve concluir de forma alguma que Deus queira o pecado. 1 João 2: "A concupiscência da carne não é do Pai, mas do mundo." 1 João 3: "Aquele que comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio". Porque desde o início o diabo peca, ou seja, o diabo é o primeiro autor do pecado. Romanos 5: "Pelo homem o pecado entrou no mundo"; isto é, o pecado não foi criado por Deus, mas o homem, com sua liberdade, se afastou de Deus, rejeitou os dons de Deus e propagou sua própria destruição para a posteridade.


Além disso, vale lembrar aos estudiosos o que o pecado realmente é, para que possam distinguir entre as coisas criadas por Deus e o pecado, que é a perturbação ou confusão da ordem divina. Portanto, está correto dizer que o pecado é uma deficiência ou privação, como os dialéticos falam.


Ainda assim, não podemos esquecer que o pecado, como algo negativo, não foi criado por Deus, mas surge quando a vontade se afasta de Deus, perturbando a ordem divina.


Além disso, é útil lembrar que as figuras de linguagem usadas no discurso hebraico, como "endurecerei o coração", não entram em conflito com a opinião que expus. Na verdade, essas expressões hebraicas significam permissão, não uma vontade eficaz. Isso significa "não nos induzas à tentação", ou seja, "não permitas que sejamos induzidos", ou seja, "não permitas que caiamos quando formos tentados".


Além disso, é útil lembrar que o pecado é, na verdade, uma perturbação ou confusão da ordem divina. Portanto, está correto dizer que o pecado é uma deficiência ou privação, como os dialéticos falam.


Sobre a Origem do Pecado e Sua Natureza


A explicação da origem do pecado é, na verdade, bastante simples. O pecado reside na escuridão da mente, ou seja, na falta de um entendimento claro e uma firme aceitação da providência divina, bem como das promessas divinas. E na vontade reside a aversão, ou seja, a ausência de temor, confiança e amor a Deus. E no coração reside a falta de obediência, que estava de acordo com a lei da natureza, mas foi desviada por inclinações errôneas que fugiram da ordem divina e se voltaram contra Deus. Esses males são, sem dúvida, falhas ou privações, e não algo positivo. Eles não são criados por Deus, mas sim a terrível destruição da natureza humana.


Portanto, Deus não é a causa do pecado. Mesmo que Ele auxilie e preserve a substância, Ele preserva essa massa tal como ela é agora. Podemos fazer uma analogia com um ourives que faz um cálice não de ouro, mas de chumbo. Ele preserva essa massa tal como ela é, mesmo que seja uma verdadeira e terrível destruição. Deus enviou Seu Filho para aplacar essa ira, para curar a ferida da natureza. Portanto, Deus não é a causa do pecado que herdamos, nem quer esse mal, nem o aprova.


A objeção aqui pode ser dissipada com facilidade: "Se uma falta é a ausência de algo, ou seja, não é uma realidade positiva, por que Deus fica irado com o nada?" A resposta é que há uma grande diferença entre a falta privativa e a falta negativa. Uma falta privativa, para ser entendida, requer um sujeito e existe naquele sujeito que possui a destruição, e é por isso que o sujeito é rejeitado por causa dessa destruição, como os escombros de um edifício são a destruição naquela massa ou nas partes dispersas. Da mesma forma, no caso da mancha original, é a contaminação e a confusão nas partes da humanidade que Deus detesta e, portanto, fica irado com o sujeito. Em uma doença, a falta não significa privação, pois permanece no sujeito e envolve alguma condição. Mas o cavalo de Alexandre, de fato, é uma ausência negativa.


Essa explicação simples é suficiente e verdadeira, trazendo alguma clareza aos que estão aprendendo, sem a necessidade de discussões sutis e intrincados labirintos. Questões geométricas podem ser desenhadas e apresentadas aos olhos, mas aquelas que estamos discutindo não podem ser apresentadas dessa forma, e são compreendidas melhor com atenção e reflexão. É doloroso examinar uma ferida e saber que ela não é uma ausência negativa, mas sim partes dilaceradas. Da mesma forma, Paulo ensina que, ao observar os crimes e vícios de Nero, ele não os vê como uma ausência negativa, mas sim como terríveis ruínas da obra divina.


Quando aprendemos o que é o mal, ou seja, uma falha, uma falta ou privação, entenderemos que o pecado não é algo que deve ser minimizado. Assim como a ordem na obra de Deus, especialmente no homem, é algo criado por Deus, agradável a Ele e que Ele mantém, e, portanto, é chamado de um grande bem. Da mesma forma, a destruição resulta em confusão da ordem, não criada por Deus, mas causada pela vontade do diabo e do homem. E essa destruição é rejeitada por Deus e é prejudicial ao diabo e ao homem. Portanto, essa destruição, ou seja, confusão, é chamada de mal, ou seja, algo que não está de acordo com a mente divina, desagradável a Deus e fatal ao diabo e ao homem.


Isso também esclarece a questão do pecado atual, que é motivo de muitas questões intrincadas. No entanto, é fácil entender essa falha quando observamos não apenas as ações, mas a mente que governa essas ações. Quando Eva comeu o fruto, não estava sob a luz de Deus. Isso, não estar sob a luz de Deus e ser contrário à vontade de Deus, é uma falha que não é difícil de entender. Mesmo que movimentos internos e externos ocorram ao mesmo tempo, que são realidades positivas, se esses movimentos forem errantes e resultarem em confusão da ordem, como um navio que é jogado ao sabor dos ventos e das tempestades sem velas e remos, essa imagem representa claramente essas falhas.


Assim como, enquanto uma nave estiver intacta, permanecerão outros movimentos; assim, enquanto um homem viver, permanecerá de algum modo algum movimento, por mais errantes e confusos que sejam. E por isso Deus não é a causa do pecado. Pois, embora tenha suportado outros defeitos nas naturezas humanas, tampouco aquele defeito na mente foi produzido por ele. E a vontade livre de Eva era própria e verdadeiramente a causa de sua ação, e ela se afastou de Deus por si mesma.


Estabeleceu-se, portanto, esta sentença, de que Deus não é a causa do pecado, nem quer o pecado, segue-se que há contingência: isto é, que nem tudo o que acontece acontece necessariamente. Pois o pecado teve origem na vontade do diabo ou do homem, e não foi feito com Deus querendo; assim, as vontades foram criadas para que pudessem não pecar. É, porém, a causa da contingência de nossas ações, a liberdade da vontade. E neste lugar falamos da contingência das ações humanas, não dos movimentos de outras coisas, das quais se diferencia na Física.


Em seguida, deve-se conceder isto, que a Escritura Apostólica atribui ao homem, mesmo agora depois da queda, alguma liberdade de escolher o que está sujeito à natureza, e de fazer obras externas mandadas pela lei de Deus. Pois por isso a justiça da Lei, é chamada justiça da carne: porque pelas forças desta natureza, aquela disciplina externa pode ser prestada de alguma forma, como diz Paulo, A Lei foi posta para os injustos: isto é, para coagir os não regenerados, e punir os contumazes. Igualmente, A Lei é pedagogo. E se esta liberdade não fosse de algum modo remanescente na natureza, nenhuma utilidade seria a das leis e dos impérios, e de toda a administração civil. Portanto, permanece alguma liberdade, que, como disse, é a fonte da contingência.


O que, porém, é dito Deus determinar a contingência, deve-se ter cuidado. De outro modo Deus determina o que quer, de outro modo o que não quer: de outro modo o que depende de sua vontade apenas, de outro modo o que parte ele faz, parte a vontade humana.


Deus prevê os delitos de Saul, mas não quer, nem impulsiona sua vontade, mas permite que a vontade de Saul se enraíze, e não a impulsiona a agir de outra forma. No entanto, decide onde Saul será reprimido. Portanto, esta previsão não confere necessidade, nem muda na vontade do homem a maneira de agir, que ainda está na natureza remanescente, isto é, esta liberdade que ainda está remanescente.


Nem isso obstrui a contingência ou a liberdade, que Deus sustenta a natureza. Pois, enquanto isso, a vontade de Eva era a causa de sua ação, porque a liberdade havia sido dotada ao gênero humano na criação: e a sustentação divina não impedia aquele dom. Assim, agora, quanto à liberdade, não é impedida pela sustentação divina: mas assim Deus sustenta Saul como ele é, e a vontade de Saul é propriamente a causa da má ação.


De fato, aqui algumas coisas são objeções, como Jeremias 10: "Eu sei, Senhor, que não é o caminho do homem, nem é do homem dirigir seus passos". E, embora essas palavras devam ser explicadas abaixo no título do livre arbítrio, o leitor deve ser lembrado aqui brevemente que é uma coisa falar da eleição da vontade, outra de evento ou sucesso.


Pompeu quer guerra contra César, e realmente quer, mas no evento, muitas outras causas governam, não a única vontade de Pompeu. Portanto, a declaração de Jeremias, "Não é o caminho do homem", contém uma consolação doce e agradável. O caminho do homem, isto é, a administração privada e pública confiada ao homem, ou vocação, não pode ser sustentada por apenas forças humanas: Não pode prever e evitar todos os perigos, muitas vezes alucina. Como erra Josias, declarando guerra ao Egito. E há muitos erros tristes de todos os sábios, como Cícero exclama: "O homem nunca é sábio".


Muitos erros acontecem, que produzem dificuldades inexplicáveis para os conselhos humanos: e um erro muitas vezes traz uma enorme ruína, como o adultério de Davi. Em seguida, mesmo com bons conselhos, e em boas causas, muitas vezes o evento não corresponde. Podem acontecer repentinamente grandes calamidades, que derrubam os maiores de seu posto, como é verdadeiramente dito:


Todos os homens são pendurados em um fio fino,

E de repente, por acaso, o que valeu, cai.


De todos esses grandes impedimentos, da fraqueza humana, e da inconstância das coisas humanas, que tem muitas causas secretas, Jeremias prega, e ao mesmo tempo ensina a fugir para Deus, e dele pedir e esperar governo e ajuda.


Aqui, portanto, as promessas devem ser mantidas: "Não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai celestial, que está em vós". Item: "Não vos deixarei órfãos". Também: "É Deus que faz com que queirais e completeis". Também: "Quanto mais dará o Espírito Santo aos que pedirem". Também: Salmo 38: "Do Senhor serão dirigidos os passos do homem". etc. Apoiados nestas promessas, peçamos e esperemos o auxílio de Deus: e reconheçamos que não podemos fazer o que é salvador, a menos que Deus nos ajude. Como diz Cristo: "Sem mim, nada podeis fazer". E João Batista: "O homem não pode receber nada de si mesmo, a menos que lhe seja dado do céu".


Pompeu, Brutus, Antônio e muitos outros se esforçaram muito, mas Deus prosperou outros. E, embora essas palavras sejam pregadas sobre a ajuda de Deus nas ações boas e salvadoras, não é por isso que se deve argumentar que não há absolutamente nenhuma liberdade de eleição humana. E muito mais isso segue, que todas as coisas boas e más são feitas necessariamente, e por Deus. Portanto, a declaração de Jeremias deve ser entendida corretamente, que, a saber, as ações salvadoras não podem ser realizadas apenas pelas forças e poderes humanos.


Aprendamos que é um grande e imenso dom de Deus, que nos ajuda, para que sejamos instrumentos salvadores de Deus em toda a administração: e que, se não formos ajudados, sejamos pragas do gênero humano, como Faraó, Nero, Maniqueísmo, e semelhantes. E todos os dias este dito de Cristo, "Sem mim, nada podeis fazer", nos exorta a orar com ardentes votos, para que sejamos governados por Deus. É claro, no entanto, que não segue daí que Deus seja a causa eficaz. Pelo contrário, a Igreja de Deus, sabendo que Deus verdadeiramente, severamente e horrivelmente odeia as luxúrias de Nero, nunca dirá que elas aconteceram necessariamente, ou que Deus quis que acontecessem.


Estes versículos, Efésios 1:4 e 1 Coríntios 12:6, são frequentemente citados para apoiar a crença de que Deus é onipotente e que tudo o que acontece é por sua vontade. No entanto, é importante notar que esses versículos estão se referindo à Igreja, não a todas as coisas que acontecem no mundo. A Igreja é o corpo de Cristo, e é Deus quem a dirige e a protege. Ele é o autor de suas boas obras, e é ele quem a mantém firme em meio às adversidades.


Por isso, esses versículos podem ser uma fonte de consolo para os membros da Igreja. Eles nos lembram de que Deus está conosco e que ele nos ajudará a perseverar. É importante lembrar que existem dois tipos de necessidade: necessidade absoluta e necessidade condicional. A necessidade absoluta é aquela que não pode ser alterada. Por exemplo, Deus é necessariamente bom, justo e amoroso. Ele não pode ser de outra forma. A necessidade condicional é aquela que pode ser alterada. Por exemplo, Deus pode determinar que algo aconteça, mas isso não significa que isso tenha que acontecer. Por exemplo, Deus determinou que os mortos ressuscitarão no último dia. Isso é uma necessidade condicional, pois é algo que Deus pode fazer, mas que também pode escolher não fazer. Também é importante lembrar que a necessidade condicional não significa que Deus não seja onipotente. Deus é onipotente, mas ele também é soberano. Ele tem o poder de fazer o que quiser, mas ele também escolhe o que quer fazer. Essa distinção é importante para entender a relação entre Deus e o mundo. Deus é onipotente, mas ele não controla tudo o que acontece no mundo. Ele é soberano, e ele escolhe o que quer fazer.


Recitei as principais matérias que costumam ser discutidas nesta questão. Aqueles que as considerarem diligentemente, poderão julgar com precisão esta questão inteira. E entenderão claramente que as opiniões deístas não devem ser introduzidas na Igreja. Pois como invocará Deus aquele que estabeleceu que tudo aconteça necessariamente? E também é prejudicial aos costumes o que se diz na tragédia: "A culpa é do destino, ninguém é culpado pelo destino".

Como o servo de Zenão dizia que estava sendo punido injustamente, porque era forçado pelo destino a pecar. Portanto, fujamos dessas palavras e opiniões. Platão fala mais honestamente, pois estas são suas palavras no segundo livro de "A República": "Devemos lutar contra toda a contenda para que ninguém em nossa cidade, que queremos bem governada, diga ou ouça, seja velho ou jovem, em poema ou em outra narrativa, que Deus seja a causa do mal a alguém".


Isso não pode ser dito de forma santa, nem é útil para a cidade, nem concorda com a explicação. Adicionarei uma explicação do argumento comum, que me parece útil para fins religiosos. Argumenta-se que a causa secundária não age sem a causa primeira. Segundo, que a vontade de Eva é a causa própria do pecado; portanto, também a primeira. Conheço essa objeção e sei que ela pode perturbar a mente e, por causa dessa perturbação, levar a opiniões absurdas. Embora uma resposta sutil e refinada seja dada para refutá-la, ainda darei outra, mais robusta e mais clara, que é baseada neste fundamento:



Outros dizem o seguinte: a causa secundária não age sem a causa primeira, pois produz algo eficaz. A causa secundária, como a vontade de Eva, produz algo que é uma falta.


A resposta é: ela age não positivamente, mas errando e falhando.


Se esta solução for exposta pela primeira, será mais clara. E é consenso que essa deve ser a opinião desta obscura solução, que a causa primeira e secundária deve ser pensada como Deus quer ser um agente livre, não como nós pensamos a copulação do homem e da mulher.


Estas disputas são difíceis, portanto, quando pensamos em Deus, voltemos nossa mente e nossos olhos para a revelação de Deus, para que o conheçamos como ele se revelou. E que estabeleçamos que Deus está presente livremente, ajudando os que o invocam, como prometeu: "O Senhor está perto de todos os que o invocam".


Que estas palavras sobre a ação individual e o auxílio sejam inculcadas nas almas. Pois aquela obscura disputa sobre a sustentação do gênero não pode ser completamente compreendida, assim como a criação não pode ser entendida. E, em suma, seja mantida esta proposição: Deus está presente em sua obra, não como um Deus estoico, mas verdadeiramente como um agente livre, sustentando a criatura e moderando muitas coisas.


O que Deus faz na criação não é como o Deus estoico, ligado a causas secundárias, movendo-se simplesmente como as causas secundárias, mas como um agente supremamente livre, sustentando a natureza e agindo com Sua própria vontade de forma diferente em diferentes situações.









~



Philipp Melanchthon


In Psalmos Aliquot Davidicos, Enarrationes Philippi Melanchthonis piae ac doctae. Quibus additi sunt Psalmi carminibus redditi ab eodem autore et aliis quibusdam bonis ac doctis uiris quorum Catalogus infra subiectus est.